Práticas socioambientais na produção sustentável da Associação das Mulheres Extrativistas Sementes Araguari (Amapá)
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v9i2.2389Keywords:
Sustainable Development, Extractive Wome, Sustainable Production, Araguari River, AmapáAbstract
Este artigo discorre sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável em consonância com a prática da produção sustentável das mulheres extrativistas do rio Araguari. Elas são conhecidas como sementeiras do Araguari e produzem biocosméticos a partir da andiroba, copaíba, pracaxi e de outras sementes que são coletadas na Floresta Nacional do Amapá (FLONA) que também é uma Floresta Estadual (FLOTA). Esse território está localizado no estado do Amapá. Os biocosméticos produzidos são pomadas, velas e sabonetes que geram renda para cerca de 80 mulheres extrativistas e suas famílias. Antes, as mulheres e suas famílias tinham como a única alternativa de renda o trabalho ilegal em um garimpo que foi fechado em 2007. Os objetivos deste artigo é discutir como as mulheres extrativistas conseguem por meio da produção sustentável atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável e analisar as práticas socioambientais realizadas por essas mulheres. O método utilizado é a pesquisa qualitativa com a abordagem exploratória. Os resultados apontam que há uma preocupação das famílias que são lideradas por essas mulheres extrativistas em garantir uma melhoria de qualidade de vida com o proveito dos recursos naturais por meio da produção sustentável que gera fonte de renda ao mesmo tempo que cuida da floresta e todos os seres que habitam nela.
Metrics
References
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CRUZ, Danielle Keyla Alencar. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as fontes de dados para o monitoramento das metas no Brasil. Revista do SUS: Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.31. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v31nesp1/2237-9622-ess-31-esp1-e20211047.pdf .Acesso em 13 mai.2023.
DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. O mito da natureza intocada. 6 ed. São Paulo: NUPAUB-USP/GEC, 2008.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ .Acesso em 13 mai.2023.
IEPÉ. Mulheres da Associação Sementes do Araguari. Disponível em: https://sementesdoaraguari.org.br/2021/12/conheca-as-extrativistas-do-amapa-queproduzem-cosmeticos-a-partir-das-riquezas-da-amazonia/ .Acesso em 11 set.2023.
IEPÉ. Oficina capacita extrativistas para construção de prensa artesanal. Disponível em: https://institutoiepe.org.br/2022/08/oficina-capacita-extrativistas-para-construcao-de-prensa-artesanal/. Acesso em 11 set.2023.
IEPÉ. Foto Trituração de sementes de pracaxi durante a oficina. Autoria de Paulo Cardoso/ Embrapa Amapá. Disponível em: IEPÉ. Mulheres da Associação Sementes do Araguari. Disponível em: <https://institutoiepe.org.br/2022/08/oficina-capacita-extrativistas-para-construcao-de-prensa-artesanal/ .Acesso em 11 set.2023.
ONU. Organização das Nações Unidas. Sobre o nosso trabalho para alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs#:~:text=Os%20Objetivos%20de%20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel%20s%C3%A3o%20um%20apelo%20global%20%C3%A0,de%20paz%20e%20de%20prosperidade> Acesso em 13 mai.2023.
PINHEIRO, Carolina. No Amapá, mulheres encontram na produção de biocosméticos uma alternativa ao garimpo.Disponível em: https://brasil.mongabay.com/2021/11/no-amapa-mulheres-encontram-na-producao-de-biocosmeticos-uma-alternativa-ao-garimpo/. Acesso em 13 mai.2023.
SILVA, Marina Osmarina. Saindo da invisibilidade- a política nacional de povos e comunidades tradicionais. Revista Inclusão Social. Brasília, v.2.n.2, abr./ set. 2007. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1596. Acesso em 13 mai.2023.
ZORZO, Felipe Bernardi et. al. Desenvolvimento Sustentável e agenda 2030: uma análise dos indicadores brasileiros. Revista Gestão e Desenvolvimento. Novo Hamburgo, v.19.n.2, jul./ dez. 2022. Disponível em:https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/3114/3090 . Acesso em 13 mai.2023.
VIDIGAL, Victor. Estudo aponta alta contaminação por mercúrio em mulheres que vivem em garimpos no Amapá. G1 Amapá. Disponível em: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2021/12/09/estudo-aponta-alta-contaminacao-por-mercurio-em-mulheres-que-vivem-em-garimpos-no-amapa.ghtml. Acesso em 11 set.2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Célia Souza da Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.