Apresentação Dossiê - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade

resistir para existir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2379

Palavras-chave:

Ancestralidade, Decolonialidade, comunidades tradicionais

Resumo

A partir do diálogo entre as diversas áreas das humanidades, e de abordagens que contestem o colonialismo/colonialidade o nosso objetivo é fazer emergir textos que abordem as especificidades dos PCTs, tais como, cultura, religiosidade, educação, memória, patrimônio cultural, saúde, forma de se relacionar com a terra, bem como, a luta por direitos essenciais perante um Estado que a partir da roupagem de Estado Democrático de Direito, viola os direitos dos PCTs.  Recebemos vários textos e agradecemos as autoras e aos autores pelo envio. Ao final, após os pareceres selecionamos dez textos, são eles: A escravidão africana no Brasil e a Igreja Católica: posicionamentos no contexto de uma sociedade escravocrata”, dos autores Christiano Roberio Batinga da Silva e Roberval Santos da Silva; A narrativa-encruzilhada de Dona Jovita: "água que não para, de longas beiradas" da pesquisadora Vera Lúcia da Silva; Desconectividade: o isolamento dos povos do campo nas aulas remotas em período de pandemia” do autor Francisco Cruz do Nascimento; Ancestralidade africana na afrodiáspora: conhecimento, existência e vida” dos pesquisadores Adeir Ferreira Alves e Renísia Cristina Garcia Filice; Invenção da subalternidade: o não colonizado em representações dos tapuias produzidas por padres e cronistas do século XVI no Brasil” dos autores Paulo Robério Ferreira Silva e João Batista de Almeida Costa; O Rap é preto: narrativas e discursos que nos expressam” das pesquisadoras Eliana Cristina Pereira Santos e Janaína de Jesus Lopes Santana;  O Massacre do Paralelo 11 e os Direitos Fundamentais a partir do Direito de Memória Indígena e a decolonização do Direito Brasileiro” das pesquisadoras Alianna Cardoso Vançan e Milena Valle Rodrigues; Alimentação como um patrimônio: definição, pesquisa e métodos de abordagem na educação escolar indígena” dos autores Murilo Has, Marcos Gehrke e  Rosângela Faustino; Antropologia outras e estudos feministas: alguns apontamentos iniciais” do pesquisador Tadeu Lopes Machado; e, Pela Língua dissidente e por Corpos dançantes: Resistências De(s)coloniais do Quilombo dos Carrapatos” das autoras Vanessa Nogueira Paiva, Walkyria Chagas da Silva Santos e Célia Souza da Costa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Célia Souza da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC

Doutora em Educação/PUCPR. Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas/UNIFAP. Pesquisadora associada do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura. Coordenadora do Grupo de Estudos De(s)colonizando mentes feministas em territórios Afrodiaspóricos: construção coletiva de nova metodologia (CLAEC). Integrante do Coletivo Dandaras/UFSB. E-mail: celia.amapa@hotmail.com

Walkyria Chagas da Silva Santos Guimarães, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Estado e Sociedade/UFSB. Doutoranda em Direito/UnB. Pesquisadora associada do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura. Coordenadora do Grupo de Estudos De(s)colonizando mentes feministas em territórios Afrodiaspóricos: construção coletiva de nova metodologia (CLAEC). Integrante do Coletivo Dandaras/UFSB. E-mail: kyriachagas@yahoo.com.br

Referências

ARAÚJO, Danielle Ferreira Medeiro da Silva de; SANTOS, Walkyria Chagas da Silva. Novos sujeitos, novos direitos e cidadania: pluralismos e perspectivas do Sul – aspectos iniciais. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 50, n. 3, p. 15–28, 2019.

BRASIL. Decreto n° 6.040, 2007. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 25 de abr. de 2020.

COSTA, Célia Souza da Costa; LIMA, Wanda Maria da Silva Ferreira; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. A arte cerâmica do Maruanum: a encantaria como linguagem artística. Revista Identidade, São Leopoldo, v.21, n. 2, p. 195-212, 2016.

DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. O mito moderno da natureza intocada.6 ed.São Paulo: Hucitec/Nupaub/usp/cec, 2008.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Tradução de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SHIRAISHI NETO, Joaquim (Org.). Direito dos povos e das comunidades tradicionais no Brasil: declarações, convenções internacionais e dispositivos jurídicos definidores de uma política nacional. Manaus: UEA, 2007.

Downloads

Publicado

2023-06-11

Como Citar

Costa, C. S. da, & Guimarães, W. C. da S. S. (2023). Apresentação Dossiê - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade: resistir para existir. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2379

Edição

Seção

Dossiê: - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade