Formação dos profissionais da educação: papéis entrelaçados

Autores

  • Eliane Lima Piske Universidade Federal do Rio Grande- FURG http://orcid.org/0000-0003-0933-4835
  • Sabrina Meirelles Macedo Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Angela Adriane S. Bersch Universidade Federal de Rio Grande- FURG
  • Pamela Saraiva Miranda Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Lissete Torres Arévalo Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal do Rio Grande- FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1646

Palavras-chave:

profissionais, formação, papéis.

Resumo

Nas circunstâncias de incertezas que assolam o país, nós educadores(as) ambientais precisamos lutar-resistir e as rodas dialógicas são ótimas oportunidades para defender nossos direitos. Não podemos esquecer que precisamos estar dispostos a vivenciar sempre o novo e a (re)pensar as velhas ações pela e com a alteração de mudanças que precisam ser e estar entrelaçados aos papéis que são exercidos na educação, sendo os objetivos do artigo. Na conjuntura atual escrever um relato de experiência é um grande desafio, mas não poderíamos deixar de registrar. Já que fomos e somos privilegiadas por contar com uma educação pública, de qualidade e emancipatória, resultados que foram defendidos no artigo. Na presente discussão rompemos com as fragmentações ao apresentar as atuações pelos papéis dos profissionais da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda pelo Programa de Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande- PPGEA/FURG. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Bolsista CAPES. Colaboradora do Centro de Referência em Apoio as Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinfâncias.

Sabrina Meirelles Macedo, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda pelo Programa de Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande- PPGEA/FURG. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinfâncias.

Angela Adriane S. Bersch, Universidade Federal de Rio Grande- FURG

Doutora em Educação Ambiental e professora do Instituto de Educação- IE/FURG; Rio Grande/RS; Brasil

Pamela Saraiva Miranda, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Rio Grande/RS; Brasil.

Lissete Torres Arévalo, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda pelo Programa de Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande- PPGEA/FURG. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinfâncias.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação Ambiental e professora do Instituto de Educação- IE/FURG; Rio Grande/RS; Brasil. 

Referências

BOFF, Leonardo. As quatro ecologias: ambiental, política e social, mental e integral/Leonardo Boff. - Rio de janeiro: Mar de ideias: Animus Anima, 2012. 56 p. (Obra completa)

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14.ed. rev. anual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 259 p. (Obra completa)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 43. Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 144 p. (Obra completa)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56 ed. Ver e atual- Rio de Janeiro: paz e terra, 2014. 253 p. (Obra completa)

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta/ Paulo Freire, Antonio Faundez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 251 p. (Obra completa)

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 72-89, jan. 1996. ISSN 1806-9274. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 10 set. 2019. (Artigo em Periódico Digital)

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Piske, E. L., Macedo, S. M., Bersch, A. A. S., Miranda, P. S., Arévalo, L. T., & Garcia, N. M. (2020). Formação dos profissionais da educação: papéis entrelaçados. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1646

Edição

Seção

EDIÇÃO ESPECIAL - SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA