Formação dos profissionais da educação: papéis entrelaçados
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i5.1646Palavras-chave:
profissionais, formação, papéis.Resumo
Nas circunstâncias de incertezas que assolam o país, nós educadores(as) ambientais precisamos lutar-resistir e as rodas dialógicas são ótimas oportunidades para defender nossos direitos. Não podemos esquecer que precisamos estar dispostos a vivenciar sempre o novo e a (re)pensar as velhas ações pela e com a alteração de mudanças que precisam ser e estar entrelaçados aos papéis que são exercidos na educação, sendo os objetivos do artigo. Na conjuntura atual escrever um relato de experiência é um grande desafio, mas não poderíamos deixar de registrar. Já que fomos e somos privilegiadas por contar com uma educação pública, de qualidade e emancipatória, resultados que foram defendidos no artigo. Na presente discussão rompemos com as fragmentações ao apresentar as atuações pelos papéis dos profissionais da educação.
Referências
BOFF, Leonardo. As quatro ecologias: ambiental, política e social, mental e integral/Leonardo Boff. - Rio de janeiro: Mar de ideias: Animus Anima, 2012. 56 p. (Obra completa)
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14.ed. rev. anual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 259 p. (Obra completa)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 43. Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 144 p. (Obra completa)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56 ed. Ver e atual- Rio de Janeiro: paz e terra, 2014. 253 p. (Obra completa)
FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta/ Paulo Freire, Antonio Faundez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 251 p. (Obra completa)
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 72-89, jan. 1996. ISSN 1806-9274. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 10 set. 2019. (Artigo em Periódico Digital)
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.