Cirandar: As Experiências Relatadas nos Diários de Campo de Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1245Abstract
Estarão sendo apresentadas experiências docentes vividas no projeto Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido anualmente, desde o ano de 2012, com a participação de professores da rede de educação básica, professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura da FURG. No projeto, a escrita narrativa por meio dos relatos de experiência docente, na leitura entre pares, na reescrita com as contribuições do leitor parceiro, bem como a manutenção de um diário de campo, é a aposta para traçar investigações sobre as experiências docentes. Esse coletivo de professores, a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa narrativa, investigam suas próprias temáticas docentes escolhidas. Neste relato, a partir da análise dos diários de campo produzidos nos anos de 2015, 2016 e 2017, buscamos identificar quais são as experiências que se mostram nos diários dos participantes do cirandar. Sustentado pela abordagem sociocultural o projeto Cirandar tem como argumento fundamental que a formação deve ser desenvolvida com diálogo intenso sobre questões de interesse para os participantes. Nesse sentido a sala de aula de cada professor é seu objeto de interesse, assim o processo de formação no Cirandar oportuniza que cada participante possa documentar suas experiências, compreendendo sua sala de aula como integrante da formação e foco de investigação.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.