Um Entre o silenciamento e a resistência:
racismo e microagressões na vida acadêmica de mulheres negras
DOI:
https://doi.org/10.23899/d8z35p92Palavras-chave:
Racismo; Mulheres negras; universidadesResumo
Este artigo analisa as experiências de mulheres negras no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), investigando como o racismo acadêmico impacta sua permanência, reconhecimento intelectual e bem-estar psíquico. O estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas de exclusão e deslegitimação enfrentadas por essas estudantes, evidenciando a persistência de práticas que dificultam sua inserção plena no ensino superior. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e consiste em um estudo de caso baseado nas vivências de 25 mulheres negras, sendo 24 relatos coletados por meio de um questionário estruturado e um relato de experiência pessoal da autora. O questionário incluiu perguntas fechadas para mapear padrões estruturais e uma pergunta aberta para aprofundamento das experiências individuais. Os resultados indicam que a presença de mulheres negras na universidade é constantemente questionada, suas produções acadêmicas são frequentemente descredibilizadas e o impacto do racismo acadêmico se reflete na saúde mental e no sentimento de não pertencimento. Além disso, observa-se uma forte resistência institucional à valorização de epistemologias negras, reforçando a exclusão simbólica e material dessas estudantes. O estudo aponta para a necessidade de mudanças estruturais na universidade, incluindo a revisão de critérios acadêmicos, redistribuição de oportunidades e implementação de políticas que garantam não apenas o acesso, mas a permanência e valorização da produção intelectual negra.
Referências
ALMEIDA, Mariléa de. Corporeidades negras em risco: o racismo acadêmico e seus afetos. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 25, p. 43-50, 2020.
BASTOS, Jennifer Ester de Sousa; SOUSA, Julia Maria de Jesus; SILVA, Pollyana Mattias Narciso da; AQUINO, Rafael Lemes de. O uso do questionário como ferramenta metodológica: potencialidades e desafios. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 3, p. 623-636, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n3p623-636.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
FERNANDES, Mayala. Estudantes negros relatam abordagens discriminatórias na UFPR. Brasil de Fato PR, Curitiba, 13 dez. 2024. Disponível em: https://brasildefatopr.com.br/2024/12/13/estudantes-negros-relatam-abordagens-discriminatorias-na-ufpr. Acesso em: 30 jan. 2025.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo da racialidade. Curso ministrado no Sesc-SP. Plataforma EAD Sesc Digital, 2024. Disponível em: https://ead.sesc.digital/cursos/course-v1:sescsaopaulo+c022+2024_dispositivo/sobre. Acesso em 03 de jan. de 2025.
FERNANDES, Pablo Moreno. "É a representação da miscigenação parem de problematizar":o racismo na circulação midiática da campanha de natal Chester Perdigão.In: CORRÊA, Laura Guimarães (Org.). Vozes Negras em Comunicação. 1. ed. São Paulo: Editora Autêntica, 2019. p. 151-175
FURTADO, Lucianna. ANTUNES, Elton. "Feminismo das pretas": tensões, conflitos e negociações nas enunciações do rap. In: CORRÊA, Laura Guimarães (Org.). Vozes Negras em Comunicação. 1. ed. São Paulo: Editora Autêntica, 2019. p. 209-230.
JESUS, Shayene Ferreira de. Experiências de racismo acadêmico. Dados obtidos por questionário aplicado pelo autor. Curitiba, 2025. (Material não publicado).
G1 PR; RPC. UFPR expulsa aluno que enviou áudios de cunho racista, homofóbico e de apologia ao nazismo em grupo de estudos. G1, Curitiba, 29 set. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/09/29/ufpr-expulsa-aluno-que-enviou-audios-de-cunho-racista-homofobico-e-de-apologia-ao-nazismo-em-grupo-de-estudos.ghtml. Acesso em: 30 jan. 2025.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 1995.
REIS, Aline. Estudantes acusam professor da UFPR racismo e alegam hostilidade em sala de aula. Plural Curitiba, 30 set. 2024. Disponível em: https://plural.jor.br/noticias/vizinhanca/estudantes-acusam-professor-da-ufpr-racismo-e-alegam-hostilidade-em-sala-de-aula/. Acesso em: 30 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Shayene Ferreira de Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.