A equipe multidisciplinar da SEaD/FURG no contexto da educação a distância da FURG

Autores

  • Daniele Barros Jardim FURG
  • Marisa Musa Hamid FURG
  • Sandra Helena Azevedo FURG
  • Zélia de Fátima Seibt do Couto FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/pnep2635

Palavras-chave:

Equipe Multidisciplinar, Educação a Distância, Qualidade do Ensino, Ensino Superior

Resumo

Esta escrita visa apresentar como se constituiu a Equipe Multidisciplinar na Educação a Distância, no contexto da Secretaria de Educação a Distância - SEaD, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Também vamos discorrer sobre como a Equipe Multidisciplinar corrobora para as estratégias de institucionalização da EaD na Universidade, mediante o desenvolvimento de ações e da construção de políticas. A fim de elucidar a trajetória percorrida, apresentaremos o histórico da EaD na FURG relacionado ao desenvolvimento dos cursos na modalidade a distância, uma vez que esse movimento fortaleceu o senso de equipe e de coletividade, além de auxiliar a promover sentimentos como a afetividade, a sensibilidade, a criatividade, o companheirismo, a empatia e a solidariedade. Para acompanhar esse mundo em transformação, a Educação a Distância vem conquistando seu espaço como um novo paradigma na educação e, para compreendermos e aperfeiçoarmos essa modalidade, precisamos debater as melhores estratégias e possibilidades pedagógicas, primando pela qualidade do ensino.  

 

Biografia do Autor

  • Daniele Barros Jardim, FURG

    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

  • Marisa Musa Hamid, FURG

    Mestra em Educação; Coordenadora Adjunta UAB e Coordenadora de Projetos em EaD da Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG

  • Sandra Helena Azevedo, FURG

    Mestra em História; Colaboradora da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG

  • Zélia de Fátima Seibt do Couto, FURG

    Doutora em Educação Ambiental; Secretária de Educação a Distância - SEaD/FURG

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf .Acesso em:14 out. 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre/RS: Artmed, 2010.

LÉVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

FURG, Universidade Federal Do Rio Grande - Resolução Consun/ Furg n° 26, de 22 de dezembro de 2023, que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da FURG, 2023 . Disponível em: https://pdi.furg.br/. Acesso em: 30 ago. 2024.

FURG, Universidade Federal Do Rio Grande - Resolução Coepea/Furg n° 63, de 05 de maio de 2023, que dispõe sobre o Regimento interno da Secretaria de Educação a Distância - SEaD, da COEPEA - CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, 2023. Disponível em: https://sead.furg.br/institucional/normatizacoes. Acesso em: 15 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

A equipe multidisciplinar da SEaD/FURG no contexto da educação a distância da FURG. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/pnep2635