Um Parque Ecológico e o Desenvolvimento Urbano Sustentável Estudo do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique

Autores

  • Andre Maputa Instituto Nacional das Industrias Culturais e Criativas, IP
  • Giulia Malaguti Braghini Marcolini Martires
  • Clauciana Schmidt Bueno de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.23899/zq3g3v78

Palavras-chave:

Biodiversidade, Desenvolvimento sustentável, Patrimônio natural, Preservação, Conservação

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a importância dos parques ecológicos municipais e da biodiversidade para o desenvolvimento urbano sustentável. Justifica-se pelo fato dos parques ecológicos municipais serem espaços fundamentais nas áreas urbanas, pois além de promoverem a saúde e o bem-estar das pessoas, possibilitam o contato direto com a natureza. A metodologia consistiu metodologia consistiu no método exploratório-qualitativo com adoção da entrevista em profundidade e da observação como instrumentos utlizados para coleta de dados, que verificou a relevância dos parques ecológicos municipais e o desenvolvimento urbano sustentável; detalhado levantamento de campo no parque ecológico municipal da Ilha de Moçambique, bem como o estudo de documentos públicos que abordam o tema. A pesquisa se baseou na questão: qual é a importância dos parques ecológicos municipais para o desenvolvimento urbano sustentável em Moçambique? Os resultados mostram que os parques, quando bem estruturados, são indicadores de qualidade de vida, por estarem ligados ao lazer, à recreação e à prática de atividades físicas, não apenas por se constituírem em locais de convívio social mas também por permitirem a preservação e a conservação do patrimônio natural. Sendo catalisadores do desenvolvimento urbano sustentável, os parques, quando em más condições de conservação, podem representar graves riscos ambientais e prejuízos à população. Recomenda-se a proteção e preservação de espécies, da flora e fauna e das terras húmidas que o parque ecológico da Ilha possui para que as presentes e futuras gerações usufruam contribuindo o uso e o desenvolvimento urbano sustentável.

 

Referências

BENTLEY, R.; BAKER, E.; MASON, K. Measuring the dose-dependent mental health effect of poor housing affordability for men and women. Journal of Epidemiology and Community Health, v. 66, p. 761-766, 2012.

JENNINGS, V.; JOHNSON GAITHER, C.; GRAGG, R. S. Promoting environmental justice through urban green space access: A synopsis. Environmental Justice, v. 5, n. 1, p. 1-7, 2012.

LEITE, C.; AWAD, J. di C. M.. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Bookman, 2012.

OLIVEIRA, D. B. C. et al. Análise entre parques urbanos e os contextos socioambiental e da saúde no Município do Rio de Janeiro. 2020. Tese de Doutorado.

PULICI, A.; MOURA, D. C. ínDiCe De progreSSo SoCiAl no rio De JAneiro. RIo DE JAnEIRo: InStItuto PEREIRA PASSoS, 2016.

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Lei n° 20/97, de 1 de Outubro (aprova o quadro legal sobre Ambiente). Maputo, 1997.

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Lei n° 16/2014, de 20 de Junho (aprova sobre Lei de protecção, Conservação e uso Sustentável da Diversidade Biológica). Maputo, 2014.

RESTREPO VÉLEZ, S. Espaço público: emergência, conflitos e contradições. Caso cidade de Medellín. Revista de la Facultad de Derecho y Ciencias Políticas, v. 46, n. 125, p. 291-328, 2016.

SARTORELLI, P. A. R.; CAMPOS-FILHO, E. M. Guia de plantas da regeneração natural do Cerrado e da Mata Atlântica. São Paulo, Agroicone, 140p, 2017.

SCHEUER, J. M.; DA SILVA NEVES, S. M. A. Planejamento urbano, áreas verdes e qualidade de vida. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 11, n. 05, p. 74-89, 2016.

TRIGUEIRO, A. Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável. LeYa, 2017.

Downloads

Publicado

28/12/2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

Um Parque Ecológico e o Desenvolvimento Urbano Sustentável Estudo do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.23899/zq3g3v78