Educação popular ainda é necessária? Contribuições do Paidéia para a emancipação das juventudes na cidade
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1329Palavras-chave:
Educação Popular, Juventudes, Cidade, Emancipação, Paidéia.Resumo
O trabalho aqui sistematizado compreende parte da dissertação da pesquisa E Se a Cidade Fosse Nossa: A Educação Popular Contribui na Emancipação das Juventudes na Cidade?, que a nível de mestrado investigou as contribuições do curso Paidéia, projeto que trabalha pelo viés da Educação Popular, para os jovens da cidade do Rio Grande. Com intuito de aprofundar o debate da emancipação, foi utilizado a perspectiva teórica marxista da emancipação humana, para analisar de a relação entre as categorias Educação Popular, Juventudes e Cidade. Como base metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado os indicadores emancipatórios.
Métricas
Referências
BENSAÏD, Daniel. Posfácio: “Na e pela história.” Reflexões acerca de Sobre a questão judaica. In: MARX, Karl. Sobre a Questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventudes e Cidades Educadoras. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
FERREIRA, Samuel Crissandro Tavares. E Se a Cidade Fosse Nossa: a Educação Popular Contribui na Emancipação das Juventudes na Cidade? Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio Grande/RS, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
JARA, Oscar H.; FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Educação Popular e Sistematização de Experiências. In: STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MEJÍA J., Marco Raúl. La Educación Popular: uma construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: lugar de construção social e coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 369-398.
PAIS. José Machado. Ganchos, Tachos e Biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Ambar, 2001.
SANTOS, Milton. O Espaço da cidadania e outras reflexões. Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011.
SERPA, Angelo. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.