Uso de recursos digitais 3D no ensino de química: as potencialidades do Geogebra®

Autores

  • Willian Daniel Pessoa Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.710

Palavras-chave:

GeoGebra®, Química, Geometria Molecular, Recursos Digitais, Design

Resumo

O presente artigo busca apresentar as potencialidades do aplicativo Geogebra® no ensino de Química. A intenção com o estudo é de fomentar o uso de recursos digitais na formação de professores de Química, bem como, auxiliar na construção do conhecimento químico, por meio da visualização, percepção e principalmente na construção geométrica molecular de algumas ligações químicas. As transformações químicas podem ser compreendidas no nível macroscópico (observação do fenômeno), mas há uma dificuldade em transferir os aspectos observáveis no nível macroscópico para o nível microscópico, dificultando a construção de modelos explicativos que se aproximem dos modelos científicos. Dessa forma, entende-se a relevância do  o aplicativo Geogebra® na construção do conhecimento em nível microscópico. A análise das potencialidades do aplicativo será orientada pelos fundamentos do design, visando apontar os aspectos relevantes e as potencialidades do recurso digital como ferramenta pedagógica na sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BORGES NETO, H. et.al. Manual do Geogebra. Disponível em: http://ftp.multimeios.ufc.br/~geomeios/geogebra/manual.htm, 2009. Acesso em: 09 out. 2017.

NÓBRIGA, J. C. C. et. al. GGBOOK: uma interface que integrará os ambientes de texto e gráficos no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 03 - 12, 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/122.pdf. Acesso em: 08 out. 2017.

MORAES, M. C. Educar na biologia do amor e da solidariedade - Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

NORMAN, D. A. Design emocional. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2008.

PELLANDA, N. M. C. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SIMÕES, E. M. S.; NOGARO, A. Neurociências cognitiva para educadores: aprendizagem e práticas docente no século XXI. Curitiba: Editora CRV, 2016.

VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Pessoa, W. D. (2018). Uso de recursos digitais 3D no ensino de química: as potencialidades do Geogebra®. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.710

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE