Uso de recursos digitais 3D no ensino de química: as potencialidades do Geogebra®
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.710Palabras clave:
GeoGebra®, Química, Geometria Molecular, Recursos Digitais, DesignResumen
O presente artigo busca apresentar as potencialidades do aplicativo Geogebra® no ensino de Química. A intenção com o estudo é de fomentar o uso de recursos digitais na formação de professores de Química, bem como, auxiliar na construção do conhecimento químico, por meio da visualização, percepção e principalmente na construção geométrica molecular de algumas ligações químicas. As transformações químicas podem ser compreendidas no nível macroscópico (observação do fenômeno), mas há uma dificuldade em transferir os aspectos observáveis no nível macroscópico para o nível microscópico, dificultando a construção de modelos explicativos que se aproximem dos modelos científicos. Dessa forma, entende-se a relevância do o aplicativo Geogebra® na construção do conhecimento em nível microscópico. A análise das potencialidades do aplicativo será orientada pelos fundamentos do design, visando apontar os aspectos relevantes e as potencialidades do recurso digital como ferramenta pedagógica na sala de aula.
Referencias
BORGES NETO, H. et.al. Manual do Geogebra. Disponível em: http://ftp.multimeios.ufc.br/~geomeios/geogebra/manual.htm, 2009. Acesso em: 09 out. 2017.
NÓBRIGA, J. C. C. et. al. GGBOOK: uma interface que integrará os ambientes de texto e gráficos no GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 03 - 12, 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/122.pdf. Acesso em: 08 out. 2017.
MORAES, M. C. Educar na biologia do amor e da solidariedade - Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
NORMAN, D. A. Design emocional. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2008.
PELLANDA, N. M. C. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SIMÕES, E. M. S.; NOGARO, A. Neurociências cognitiva para educadores: aprendizagem e práticas docente no século XXI. Curitiba: Editora CRV, 2016.
VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.