Associação Comercial de Pelotas e as identidades coletivas

Autores

  • Leonardo Silva Amaral Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/b0wpgh17

Palavras-chave:

Identidade, Elites, Associação Comercial de Pelotas

Resumo

O presente texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões sobre indivíduos da elite na cidade de Pelotas, sob a perspectiva da Associação Comercial de Pelotas (ACP), buscando dialogar com as possibilidades de uma identidade coletiva a partir de grupos que se relacionam. A Associação, se tornou um dos principais núcleos de defesa do setor industrial e econômico da cidade, fato que levou a uma forte concentração do que se pode chamar de elite, advinda de diversos espaços, com laços não somente econômicos, como políticos. Dentro dessa condição, é que a presente análise se coloca, ao observar ainda que de modo não muito aprofundado o que pode ter levado, esses indivíduos a se organizarem em um coletivo, a partir de interesses de classe e/ou assumir protagonismos individuais.

Referências

AMARAL, Sandra Maria. O Teatro dos Poderes: As elites políticas no Rio Grande do Sul na vigência do Estado Novo. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Porto Alegre, p.344, 2005.

BOURDIEU, Pierre. "Espaço social e poder simbólico", In: Pierre Bourdieu, Coisas ditas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, Pierre. Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

CONNIFF, Michael F.. A Elite Nacional. In: HEINZ, Flávio M.(org). Por outra história das elites. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006, p.99-122.

DACANAL, José Hidelbrando; GONZAGA, Sergius (org). RS: Economia & Política. 1. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1979.

EICHOLZ, Josué. A elite pelotense e as práticas caritativas (1880-1920).In:LOPES, Aristeu; VARGAS, Jonas Moreira. Capítulos de História de Pelotas . 1. ed. Porto Alegre: Casaletras, 2020. p. 51-66

HEINZ, Flávio M.(org). Por outras história das elites . 1. ed. Rio de Janeiro : FGV,

JENKINS, Richard. Social Identity, 2 ed. Londres: Routledge, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais, Ed. Vozes, 2014.

OLSON, Mancur. A lógica da ação coleitva. 1. ed. São Paulo: Edusp, 2015.

PAULA, Débora Clasen ; VARGAS, Jonas Moreira. Pelotas e as Elites do passado no Álbum de Pelotas. In: ALMEIDA, Guilherme de; DILLMANN, Mauro; LOPES, Aristeu. Centenário do Álbum de Pelotas: de 1922: fotografias, memórias e história. 1. ed. Porto Alegre: Casaletras, 2022. p. 75-82.

VARGAS, Jonas M.. Os Barões do charque e suas fortunas: Um estudo sobre as elites regionais brasileiras a partir de uma analise dos charqueadores de Pelotas (Rio Grande do Sul, século XIX). 1. ed: Oikos, 2016.

VARGAS, Jonas M. “No tempo dos Barões” A elite política pelotense no período do auge das charqueadas escravistas (1850-1889). In:LOPES, Aristeu; VARGAS, Jonas Moreira. Capítulos de História de Pelotas . 1. ed. Porto Alegre: Casaletras, 2020. p. 12-31.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

Associação Comercial de Pelotas e as identidades coletivas. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/b0wpgh17