Espanhol inclusivo: reflexões
DOI:
https://doi.org/10.23899/ck8rb360Palavras-chave:
espanhol inclusivo, educação especial, formação de professoresResumo
Este trabalho visa compartilhar as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de ensino “espanhol inclusivo”, realizadas no período de 08/2023 a 08/2024, que teve como objetivo fornecer formação complementar aos acadêmicos do curso de Letras, professores em formação inicial, quanto à educação especial e educação inclusiva, levando em consideração adaptações necessárias ao ensino de língua espanhola para alunos com deficiências. Buscou-se atingir os objetivos através de palestras, rodas de conversa e elaboração de materiais de instrutivos e informativos, para auxiliar a práxis destes futuros profissionais, estimulando práticas inclusivas através da língua espanhola.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2013.
RODRIGUES, S. M. Educação inclusiva e formação docente. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/educacao-inclusiva-e-formacao-docente/#:~:text=Os%20professores%20capacitados%2C%20para%20serem,pedag%C3%B3vgica%20para%20atender%20as%20suas. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giane Rodrigues dos Santos, Miriam Cristina Carniato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.