Espanhol inclusivo: reflexões
DOI:
https://doi.org/10.23899/ck8rb360Palabras clave:
español inclusivo, educación especial, formación docenteResumen
Este trabajo busca compartir las actividades desarrolladas en el ámbito del proyecto de enseñanza “Español inclusivo”, realizado del 08/2023 al 08/2024, que tuvo como objetivo brindar formación complementaria a académicos de la carrera de Letras, docentes en formación inicial, así como a la educación especial y a la educación inclusiva, teniendo en cuenta las adaptaciones necesarias en la enseñanza de la lengua española a estudiantes con discapacidad. Buscamos alcanzar los objetivos a través de conferencias, círculos de conversación y la creación de materiales instructivos e informativos, para ayudar en la praxis de estos futuros profesionales, fomentando prácticas inclusivas a través del idioma español.
Referencias
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2013.
RODRIGUES, S. M. Educação inclusiva e formação docente. Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/educacao-inclusiva-e-formacao-docente/#:~:text=Os%20professores%20capacitados%2C%20para%20serem,pedag%C3%B3vgica%20para%20atender%20as%20suas. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Giane Rodrigues dos Santos, Miriam Cristina Carniato

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.