Ideologias enfrentadas por um Brasil melhor e aspectos traumáticos em Palavras Cruzadas de Guiomar de Grammont

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v8i3.2271

Palavras-chave:

Ditadura Militar brasileira; Guiomar de Grammont; Ideologia; Palavras cruzadas; Trauma.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre o romance Palavras Cruzadas (2015) de Guiomar de Grammont, o objetivo é observar os aspectos formais da obra e tecer relações de sentidos tanto literárias quanto históricas; destacar a interpretação que o narrador realiza sobre a última Ditadura Militar brasileira e discutir os conceitos de ideologia e de trauma, para assim, abordar o eixo central da narrativa que apresenta, a partir de uma escala que se desenvolve desde o microssistema (no nível pessoal) em direção ao macrossistema (no contexto nacional), respectivamente: uma protagonista traumatizada pelo desparecimento de seu irmão na ditadura; o qual além de ser seu irmão era filho, pai, amigo, namorado e cidadão da República Federativa do Brasil. Quer dizer, se apresenta a figura do desaparecido metaforizada em diversos papeis sociais que se viram violentados nesse período histórico e demonstra-se que o trauma é um estado psíquico que afetou não só as pessoas involucradas diretamente no conflito da guerrilha e ditadura, mas sim a todos os cidadãos, a uns de forma direta e a outros de forma indireta. Por outra parte, desde a perspectiva do significado da palavra ideologia, se incursiona pelos aspectos contraditórios dos discursos políticos e filosóficos enfrentados nesse período, em que cada ideologia política lutava por um conjunto de ideias sobre a melhor forma de governar o Estado brasileiro (de forma mais equitativa, se pressupõe); mas que sem um consenso político acabaram conduzindo o país a uma Ditadura Militar de direita. O trabalho se apoia teoricamente em autores como Aristóteles (2005), Gagnebin (2006), Laplanche (2004), Maestro (2018), entre outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miguel Salvador Lemos Baladan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: salvador.baladan@gmail.com

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Traduzido por Giovanni Reale. 2.ed. São Paulo: Editora Loyola, 2005.

ARISTÓTELES. Poética. Edição bilíngue. Traduzido por Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015.

ARNS, Paulo Evaristo et al. Brasil nunca mais. 41 Ed. Petrópolis. Editora Vozes. 2014.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

GRAMMONT, Guiomar de. Palavras Cruzadas. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

KUCINSKI, Bernardo. K. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean–Bertrand. Diccionario de Psicoanálisis.

Dirección de Daniel Lagache. Buenos Aires: Paidós, 2004.

LISBOA, Adriana. Azul–Corvo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

MAESTRO, Jesús G. Ideologia. Blog destinado a la exposición y difusión de la obra científica académica y editorial de Jesús G. Maestro. Disponível em: <http://jesus-g-maestro.blogspot.com.br/2014/06/ideologia.html>. Acesso em: 29 jan. 2018.

MOSÉ, Viviane. O homem que sabe: do homo sapiens a crise da razão. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

POPPER, Karl R. La sociedad abierta y sus enemigos. Epublibre. Titivillus. 2015. Disponível em: <https://proletarios.org/books/Popper-La-sociedad-abierta-y-sus-enemigos.pdf>. Último acesso em: 17 fev. 2023.

SÓFOCLES. Édipo Rei: livro vira-vira. Traduzido por Domingos Paschoal Cegalla. Rio de Janeiro: BestBolso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Baladan, M. S. L. (2023). Ideologias enfrentadas por um Brasil melhor e aspectos traumáticos em Palavras Cruzadas de Guiomar de Grammont. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 8(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v8i3.2271

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo