A narrativa-encruzilhada de Dona Jovita:

"água que não para, de longas beiradas"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2115

Resumo

O artigo em questão conduz a uma discussão sobre o papel insurgente das micronarrativas frente a uma história monumental e linear, de onde foram excluídas as histórias dos povos indígenas, como a dos Pataxó do território Comexatibá. Para materializar essa tarefa, será feita uma análise da narrativa de vida de Jovita Maria de Oliveira, anciã e pajé pataxó, abordando aspectos importantes sobre as multiplicidades presentes nesse contar, resultado de um longo histórico de relações interculturais necessárias ao processo de sobrevivência e resistência aos projetos de extermínio postos em prática por variados agentes, ou com o apoio ou com a conivência do Estado. Terá especial relevância no processo de análise, a capacidade dessa narrativa de congregar temporalidades distintas, ao passo que reúne passado e futuro em um presente atento e ativo, resultando disso a abertura para pensar a relação com os outros e o mundo sob outras racionalidades, que não a ocidental. Para isso, comparecerão como aporte teórico: Walter Benjamin (2012); Joel Candau (2018); Michel Foucault (2010); Leda Maria Martins (1997); Daniel Munduruku (2012), Jean Bazin (2008), Aníbal Quijano (2005), entre outras inspirações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lúcia da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do sul da Bahia e integrante do Coletivo Dandaras. Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Email: vsilva.lucia@hotmail.com

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAZIN, J. Des clous dans la Joconde: l’anthropologie autrement. Toulouse: Anacharsis, 2008.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CANDAU, J. Antropologia da memória. Tradução Miriam Lopes. Rio de Janeiro: Instituto Piaget: 2005

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (vol. 1). Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. 2ª Ed.São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HANNERZ, U. Fluxos, Fronteiras, Híbridos: Palavras-chave da Antropologia Transnacional. Mana, vol.3, nº1. Rio de Janeiro: 1997.

MARTINS, L. M. Afrografias da Memória: O Reinado do rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MUNDURUKU, D. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

OLIVEIRA, J. M. de. O movimento de retomada do território pataxó. Entrevista concedida a Vera Lúcia da Silva, em 03 de fevereiro de 2021.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Silva, V. L. da. (2021). A narrativa-encruzilhada de Dona Jovita: : "água que não para, de longas beiradas". RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.2115

Edição

Seção

Dossiê: - Povos e comunidades tradicionais, ancestralidade e decolonialidade