A discursividade em relação às tecnologias digitais como ferramenta potencializadora no processo de ensinar e de aprender em um coletivo de graduandos de Matemática
Resumo
As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender na formação de professores de Matemática. O objetivo deste trabalho é de compreender a discursividade em relação às tecnologias digitais como ferramenta potencializadora no processo de ensinar e de aprender de com um coletivo de estudantes em processo de formação inicial do Curso de Licenciatura em Matemática da FURG. A pesquisa é de cunho qualitativo e os registros produzidos em fóruns de discussão originaram discursos que foram elaborados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Neste trabalho é analisado o discurso coletivo intitulado “As tecnologias digitais como interfaces potencializadoras do processo de ensinar e de aprender” que convergiu para pensarmos sobre a importância da mediação e do uso das tecnologias em sala de aula em busca da equidade entre os indivíduos. Destarte, podemos concluir que é no refletir sobre os processos educativos que se potencializa a apropriação tecnológica tanto dos professores quanto dos estudantes em formação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DANIELE FONSECA, Daniel da Silva Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.