A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1688

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Gestão Escolar

Resumo

Esta pesquisa qualitativa analisa a concepção da gestão escolar sobre a sustentabilidade. Além disso, buscou compreender como o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica podem ser construídos com o suporte da Educação Ambiental, tendo a gestão escolar como mediadora do processo. O principal instrumento para o levantamento de dados foram entrevistas semiestruturadas com três gestoras de escolas estaduais de ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Para a análise dos dados, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo. A partir deste estudo, pode-se compreender que apesar do termo sustentabilidade ser utilizado e ações serem realizadas no ambiente escolar, ainda se encontra imprecisão sobre o conceito. Também, percebeu-se a necessidade de oferta de formação continuada para aprofundar os estudos sobre o tema, assim como possibilitar o desenvolvimento de práticas e ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Patricia Rodrigues da Silva, IFRS- Campus Feliz

Pós graduada em Gestão Escolar pelo IFRS- Campus Feliz.Licenciada em Ciências Biológicas pela URCAMP - RS Campus Livramento.

Professora de Ciências Naturais da rede pública Municipal de Santana do Livramento.

Andréia Veridiana Antich, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS

Doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, possui mestrado em Educação (2011) e graduação em Pedagogia (2007) pela mesma instituição.Tem experiência como professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Graduação e na Pós-graduação. Tendo atuado como coordenadora de grupo de estudos de formação continuada, ministrante de cursos de extensão e supervisora pedagógica na rede municipal de ensino ( Ensino Fundamental e EJA). Atualmente, atua como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Feliz. Suas pesquisas envolvem os temas da Formação de Professores, Currículo da Educação Básica, Inovação e Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

Rodrigues da Silva, A. P., & Antich, A. V. (2020). A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6. https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1688

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)