A sustentabilidade sob a perspectiva da gestão escolar: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1688Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação Ambiental, Gestão EscolarResumo
Esta pesquisa qualitativa analisa a concepção da gestão escolar sobre a sustentabilidade. Além disso, buscou compreender como o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica podem ser construídos com o suporte da Educação Ambiental, tendo a gestão escolar como mediadora do processo. O principal instrumento para o levantamento de dados foram entrevistas semiestruturadas com três gestoras de escolas estaduais de ensino fundamental do município de São Sebastião do Caí/RS. Para a análise dos dados, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo. A partir deste estudo, pode-se compreender que apesar do termo sustentabilidade ser utilizado e ações serem realizadas no ambiente escolar, ainda se encontra imprecisão sobre o conceito. Também, percebeu-se a necessidade de oferta de formação continuada para aprofundar os estudos sobre o tema, assim como possibilitar o desenvolvimento de práticas e ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.