Tensões e intenções: marcas de uma experiência de estesia no Ensino Superior

Autores

  • Jésica Hencke Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1169

Palavras-chave:

Estesia, Experiência, Ensino Superior, Corpo, Anestesia.

Resumo

O artigo que se desdobra apresenta uma dupla provocação: tensões aquilo que tenciona, que gera uma fricção e intenções ações com objetivos, interesses, ousadias e porque não desejos? Tem como objetivo provocar, através da língua escrita, rasgos de experiência vivida e formada pela sensação da estesia em uma turma de estudantes de Artes Visuais do Ensino Superior. A provocação foi criar um objeto gráfico-visual a partir do estudo do conceito de estesia em Picosque e Martins (2012) de forma a tornar compreensível este conceito e vivenciar um momento de experiência, como algo que nos passa e nos transforma, a partir dos estudos de Jorge Larrosa (2002). O desenvolvimento teórico-metodológico articula temas como corpo, sensação, estesia contrapondo-se a anestesia do mundo contemporâneo e experiência, relacionando-os com as produções gráfico-digitais através de uma a/r/tografia, de forma a promover processos de aprendizagem conceitual. Os objetos gráfico-visuais produzidos foram substrato para a compreensão da estesia, enquanto prática artística, que ecoa na aprendizagem dos estudantes sendo, um meio e não o fim de uma experiência vivencial.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jésica Hencke, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada na área de educação, com formação em Pedagogia pela UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005); Artes Visuais pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência como professora pública estadual na área de alfabetização e ensino de artes visuais no Ensino Fundamental. Mestre em Educação e Tecnologias pelo IFsul – Instituto Federal de Educação Sul-rio-grandense Campus Pelotas/RS. Mestre em Artes Visuais pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora de artes do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e professora substituta no curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde julho de 2018.

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. Uma História Concisa. Trad. Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Trad. Roberto Machado (coordenador, et al.). Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia (org.). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a Experiência e o saber de Experiência. In: Revista Brasileira de Educação. nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. p. 20-28.

LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em Educação. In: Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, jul/dez 2011. p. 04-27.

LANDOWSKI, Eric. Para uma Semiótica Sensível. In: Educação & Realidade. 30 (2), jul/dez 2005, p. 93-106.

MARTINS, Mirian Celeste; PISCOSQUE, Gisa (org.). Mediação Cultural para Professores Andarilhos da Cultura. 2ª ed. São Paulo: Intermeios, 2012.

MASSCHEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola. Uma questão pública. Trad. Cristina Antunes. 2º ed. 1º reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

PELBART, Peter Pál. O corpo do Informe. In: GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (orgs.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2003. p.67-76.

ROSENFIELD, Kathrin H. Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

SERRES, Michel. Os Cinco Sentidos. Filosofia dos corpos misturados. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SERRES, Michel. Variações Sobre o Corpo. Trad. Edgard de Assis Carvalho; Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

TOLSTÓI, Leon. O que é Arte? A polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Trad. Bete Torii. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Hencke, J. (2019). Tensões e intenções: marcas de uma experiência de estesia no Ensino Superior. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1169

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar