Tensões e intenções: marcas de uma experiência de estesia no Ensino Superior
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1169Mots-clés :
Estesia, Experiência, Ensino Superior, Corpo, Anestesia.Résumé
O artigo que se desdobra apresenta uma dupla provocação: tensões aquilo que tenciona, que gera uma fricção e intenções ações com objetivos, interesses, ousadias e porque não desejos? Tem como objetivo provocar, através da língua escrita, rasgos de experiência vivida e formada pela sensação da estesia em uma turma de estudantes de Artes Visuais do Ensino Superior. A provocação foi criar um objeto gráfico-visual a partir do estudo do conceito de estesia em Picosque e Martins (2012) de forma a tornar compreensível este conceito e vivenciar um momento de experiência, como algo que nos passa e nos transforma, a partir dos estudos de Jorge Larrosa (2002). O desenvolvimento teórico-metodológico articula temas como corpo, sensação, estesia contrapondo-se a anestesia do mundo contemporâneo e experiência, relacionando-os com as produções gráfico-digitais através de uma a/r/tografia, de forma a promover processos de aprendizagem conceitual. Os objetos gráfico-visuais produzidos foram substrato para a compreensão da estesia, enquanto prática artística, que ecoa na aprendizagem dos estudantes sendo, um meio e não o fim de uma experiência vivencial.
Métriques
Références
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. Uma História Concisa. Trad. Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Trad. Roberto Machado (coordenador, et al.). Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia (org.). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a Experiência e o saber de Experiência. In: Revista Brasileira de Educação. nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. p. 20-28.
LARROSA, Jorge. Experiência e Alteridade em Educação. In: Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, jul/dez 2011. p. 04-27.
LANDOWSKI, Eric. Para uma Semiótica Sensível. In: Educação & Realidade. 30 (2), jul/dez 2005, p. 93-106.
MARTINS, Mirian Celeste; PISCOSQUE, Gisa (org.). Mediação Cultural para Professores Andarilhos da Cultura. 2ª ed. São Paulo: Intermeios, 2012.
MASSCHEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola. Uma questão pública. Trad. Cristina Antunes. 2º ed. 1º reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
PELBART, Peter Pál. O corpo do Informe. In: GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (orgs.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume, 2003. p.67-76.
ROSENFIELD, Kathrin H. Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
SERRES, Michel. Os Cinco Sentidos. Filosofia dos corpos misturados. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SERRES, Michel. Variações Sobre o Corpo. Trad. Edgard de Assis Carvalho; Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
TOLSTÓI, Leon. O que é Arte? A polêmica visão do autor de Guerra e Paz. Trad. Bete Torii. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.