PET Fronteiras - Saberes e Práticas Populares: uma proposta pautada na diversidade social e cultural

Autores

  • Tatiani Müller Kohls Universidade Federal de Pelotas
  • Rafaela Dias Barbosa Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe da Silva Martins
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.104

Palavras-chave:

Pedagogia da Fronteira, educação, comunidades urbanas, diversidade, cultura.

Resumo

Esse trabalho pretende expor a proposta de pensar e agir do PET Fronteiras: Saberes e Práticas Populares, bem como os projetos e ações que estão inseridos nessa proposta que pauta uma educação voltada à diversidade e a cultura.  Ao se pensar nas práticas e saberes populares, busca-se a produção de conhecimento a partir das manifestações culturais e populares das comunidades urbanas da cidade de Pelotas/RS, interagindo entre o conhecimento das comunidades populares e a universidade. Nosso objetivo se pauta em apresentar essas ações desenvolvidas pelo PET Fronteiras onde a experimentação artística dá-se como condição de um fazer educativo pelos caminhos da diversidade social e cultural. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiani Müller Kohls, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Ciências Sociais com habilitação em licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia a nível de Mestrado da Universidade Federal de Pelotas. É bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fronteiras: Saberes e Práticas Populares, pela mesma universidade, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Rafaela Dias Barbosa, Universidade Federal de Pelotas

Estudante de Ciências Sociais - bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas. É bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Fronteiras: Saberes e Práticas Populares, pela mesma universidade, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Felipe da Silva Martins

Graduado de Música-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuou como parceria cultural no projeto Mais Cultura nas nas Escolas - MEC na cidade de Pelotas, RS. De 2013 até 2015 atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/UFPel Saberes Populares. 

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Kohls, T. M., Barbosa, R. D., Martins, F. da S., & Bussoletti, D. M. (2016). PET Fronteiras - Saberes e Práticas Populares: uma proposta pautada na diversidade social e cultural. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 48–55. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.104

Edição

Seção

Dossiê - Educação, Política e Sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)