PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.763Résumé
Este trabalho consiste em um levantamento de produções científicas nacionais produzidas nos últimos cinco anos, a fim de identificar o que vem sendo produzido referente ao ensino das crianças na etapa da Pré-Escola. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma análise no banco de dados (2012 - 2016) do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Encontro Nacional de Educação Matemática, Boletim de Educação Matemática, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O corpus inicial do estudo constitui-se de 2196 trabalhos, após a realização de três triagens, encontramos o corpus de análise, constituído de 24 trabalhos que comtemplaram cinco temáticas: Avaliação, Conteúdos de Aprendizagem; Desempenho do aluno, Pesquisas bibliográficas e Estados da Arte e Práticas Pedagógicas. Direcionamos nosso estudo nas contribuições da avaliação matemática na Educação Infantil, nossa análise restringiu-se a quatro produções, organizadas nas categorias Avaliação na Educação Infantil, discutida através da utilização de relatórios e teste psicológico, apontando limites e possibilidades desses instrumentos e Desempenho do aluno na Educação Infantil, constatando-se que há uma influência da etapa da Educação Infantil no processo de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental, onde prioriza-se o ensino das linguagens, oral e escrita em relação as habilidades Matemáticas. Nas duas categorias, verifica-se que a avaliação nessa etapa de ensino abrange um caráter prevalentemente formativo. O estudo revelou que essa temática é ainda incipiente, o que reforça a necessidade de aprofundar estudos.Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.