PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.763Resumen
Este trabalho consiste em um levantamento de produções científicas nacionais produzidas nos últimos cinco anos, a fim de identificar o que vem sendo produzido referente ao ensino das crianças na etapa da Pré-Escola. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma análise no banco de dados (2012 - 2016) do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Encontro Nacional de Educação Matemática, Boletim de Educação Matemática, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O corpus inicial do estudo constitui-se de 2196 trabalhos, após a realização de três triagens, encontramos o corpus de análise, constituído de 24 trabalhos que comtemplaram cinco temáticas: Avaliação, Conteúdos de Aprendizagem; Desempenho do aluno, Pesquisas bibliográficas e Estados da Arte e Práticas Pedagógicas. Direcionamos nosso estudo nas contribuições da avaliação matemática na Educação Infantil, nossa análise restringiu-se a quatro produções, organizadas nas categorias Avaliação na Educação Infantil, discutida através da utilização de relatórios e teste psicológico, apontando limites e possibilidades desses instrumentos e Desempenho do aluno na Educação Infantil, constatando-se que há uma influência da etapa da Educação Infantil no processo de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental, onde prioriza-se o ensino das linguagens, oral e escrita em relação as habilidades Matemáticas. Nas duas categorias, verifica-se que a avaliação nessa etapa de ensino abrange um caráter prevalentemente formativo. O estudo revelou que essa temática é ainda incipiente, o que reforça a necessidade de aprofundar estudos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.