CLARIVIDÊNCIA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA
DOI :
https://doi.org/10.23899/w61fvx50Mots-clés :
clarividência, fenômenos paranormaisRésumé
Direção de Bille August, o filme A casa dos Espíritos é de 1993. Sua história baseia-se no romance La casa de los espíritus, da escritora Isabel Allende, que conta a história da família Trueba no século XX em sua fazenda na região dos Andes Chilenos. Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre o assunto retratado no filme “a clarividência” através da metodologia qualitativa a partir de fontes literárias e filosóficas de autores da área da Parapsicologia e da obra Kardequiana, para entrelaçar estas informações na construção de uma visão contemporânea acerca do assunto pesquisado. Concluiu-se que a complexidade dos fenômenos paranormais, situados no campo da Parapsicologia, e sua relação com outras áreas científicas, faz-se necessário superar preconceitos e promover uma compreensão mais ampla e atualizada desses fenômenos. Também aponta para o crescente interesse humano por esses fenômenos e suas implicações sociais, médicas e religiosas, enfatizando a importância de uma maior conexão entre pesquisas científicas e o Espiritismo, visando estudar sistematicamente a paranormalidade e contribuir para o bem-estar psíquico e social.
Références
ARESÍ, Albino. O Homem Total e a Parapsicologia. São Paulo: Pensamento, 1972.
ABRAP- Associação Brasileira de Parapsicologia. Disponível em: https://abptic.org.br. Acessado em: 02 out. 2024.
BORGES, Valter R. Manual de Parapsicologia. Recife: Instituto de Pesquisa Psicobiofisica, 1992.
BRASIL- Ministério da Saúde. INS. Nº 20/22 PP/RS. Refere no âmbito da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC. A pedido da Associação Brasileira de Parapsicologia com a sugestão ao Ministério da Saúde, por meio da indicação, a inclusão da parapsicologia na lista de recursos terapêuticos do Sistema Único de Saúde – SUS. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. Acessado em: 02 out. 2024.
FILME. A Casa dos Espíritos. Disponível em: . Acessado em: 02 out. 2024.
FILME. Superhumano: o invisível se torna visível. Disponível no Youtube: Oficial YIFY Movies site: e https://cienciadoiniciodavida.org/video/superhumano-o-invisivel-se-torna-visivel-filme-completo. Acessado em: 02 out. 2024.
FEBRAP – Federação Brasileira de Parapsicologia; IPCMJ – Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville. Disponível em: <[incompleto, favor verificar]>.
KARDEC, Allan, 1804-1869. O Livro dos Médiuns. Catanduva-SP: Boa Nova Editora, 2004.
MACHADO, Fátima R. A Causa dos Espíritos: um estudo da utilização da Parapsicologia para a defesa da fé católica e espírita no Brasil. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC/SP, 1996.
PIRES, Herculano J. Parapsicologia Hoje e Amanhã. São Paulo: EDICEL, 1963.
QUEVEDO, Oscar G. O que é Parapsicologia. São Paulo: Loyola, 1982.
SANTOS, Jorge A. Nos Alicerces do Inconsciente: pelos campos da parapsicologia. Rio de Janeiro: Sabedoria, 1980.
SAMPAIO, Jader. Vidência e Clarividência: uma revisão dos conceitos na literatura espírita, metapsíquica e parapsicológica. Reformador, Rio de Janeiro, v. 119, n. 2071, out. 2001, p. 18-21.
TURNER, Graeme. Cinema Como Prática Social. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
YOUNG, Dine S. A Psicologia vai ao Cinema: o impacto psicológico da sétima arte em nossa vida e na sociedade moderna. São Paulo: Cultrix, 2014.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Dulcilene Alves de Melo, Sirlei Lauxen, Carla Alves de Tavares 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.