CLARIVIDÊNCIA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.23899/w61fvx50Palabras clave:
clarividência, fenômenos paranormaisResumen
Direção de Bille August, o filme A casa dos Espíritos é de 1993. Sua história baseia-se no romance La casa de los espíritus, da escritora Isabel Allende, que conta a história da família Trueba no século XX em sua fazenda na região dos Andes Chilenos. Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre o assunto retratado no filme “a clarividência” através da metodologia qualitativa a partir de fontes literárias e filosóficas de autores da área da Parapsicologia e da obra Kardequiana, para entrelaçar estas informações na construção de uma visão contemporânea acerca do assunto pesquisado. Concluiu-se que a complexidade dos fenômenos paranormais, situados no campo da Parapsicologia, e sua relação com outras áreas científicas, faz-se necessário superar preconceitos e promover uma compreensão mais ampla e atualizada desses fenômenos. Também aponta para o crescente interesse humano por esses fenômenos e suas implicações sociais, médicas e religiosas, enfatizando a importância de uma maior conexão entre pesquisas científicas e o Espiritismo, visando estudar sistematicamente a paranormalidade e contribuir para o bem-estar psíquico e social.
Referencias
ARESÍ, Albino. O Homem Total e a Parapsicologia. São Paulo: Pensamento, 1972.
ABRAP- Associação Brasileira de Parapsicologia. Disponível em: https://abptic.org.br. Acessado em: 02 out. 2024.
BORGES, Valter R. Manual de Parapsicologia. Recife: Instituto de Pesquisa Psicobiofisica, 1992.
BRASIL- Ministério da Saúde. INS. Nº 20/22 PP/RS. Refere no âmbito da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC. A pedido da Associação Brasileira de Parapsicologia com a sugestão ao Ministério da Saúde, por meio da indicação, a inclusão da parapsicologia na lista de recursos terapêuticos do Sistema Único de Saúde – SUS. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. Acessado em: 02 out. 2024.
FILME. A Casa dos Espíritos. Disponível em: . Acessado em: 02 out. 2024.
FILME. Superhumano: o invisível se torna visível. Disponível no Youtube: Oficial YIFY Movies site: e https://cienciadoiniciodavida.org/video/superhumano-o-invisivel-se-torna-visivel-filme-completo. Acessado em: 02 out. 2024.
FEBRAP – Federação Brasileira de Parapsicologia; IPCMJ – Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville. Disponível em: <[incompleto, favor verificar]>.
KARDEC, Allan, 1804-1869. O Livro dos Médiuns. Catanduva-SP: Boa Nova Editora, 2004.
MACHADO, Fátima R. A Causa dos Espíritos: um estudo da utilização da Parapsicologia para a defesa da fé católica e espírita no Brasil. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC/SP, 1996.
PIRES, Herculano J. Parapsicologia Hoje e Amanhã. São Paulo: EDICEL, 1963.
QUEVEDO, Oscar G. O que é Parapsicologia. São Paulo: Loyola, 1982.
SANTOS, Jorge A. Nos Alicerces do Inconsciente: pelos campos da parapsicologia. Rio de Janeiro: Sabedoria, 1980.
SAMPAIO, Jader. Vidência e Clarividência: uma revisão dos conceitos na literatura espírita, metapsíquica e parapsicológica. Reformador, Rio de Janeiro, v. 119, n. 2071, out. 2001, p. 18-21.
TURNER, Graeme. Cinema Como Prática Social. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
YOUNG, Dine S. A Psicologia vai ao Cinema: o impacto psicológico da sétima arte em nossa vida e na sociedade moderna. São Paulo: Cultrix, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Dulcilene Alves de Melo, Sirlei Lauxen, Carla Alves de Tavares

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.