CLARIVIDÊNCIA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.23899/w61fvx50Keywords:
clarividência, fenômenos paranormaisAbstract
Direção de Bille August, o filme A casa dos Espíritos é de 1993. Sua história baseia-se no romance La casa de los espíritus, da escritora Isabel Allende, que conta a história da família Trueba no século XX em sua fazenda na região dos Andes Chilenos. Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre o assunto retratado no filme “a clarividência” através da metodologia qualitativa a partir de fontes literárias e filosóficas de autores da área da Parapsicologia e da obra Kardequiana, para entrelaçar estas informações na construção de uma visão contemporânea acerca do assunto pesquisado. Concluiu-se que a complexidade dos fenômenos paranormais, situados no campo da Parapsicologia, e sua relação com outras áreas científicas, faz-se necessário superar preconceitos e promover uma compreensão mais ampla e atualizada desses fenômenos. Também aponta para o crescente interesse humano por esses fenômenos e suas implicações sociais, médicas e religiosas, enfatizando a importância de uma maior conexão entre pesquisas científicas e o Espiritismo, visando estudar sistematicamente a paranormalidade e contribuir para o bem-estar psíquico e social.
References
ARESÍ, Albino. O Homem Total e a Parapsicologia. São Paulo: Pensamento, 1972.
ABRAP- Associação Brasileira de Parapsicologia. Disponível em: https://abptic.org.br. Acessado em: 02 out. 2024.
BORGES, Valter R. Manual de Parapsicologia. Recife: Instituto de Pesquisa Psicobiofisica, 1992.
BRASIL- Ministério da Saúde. INS. Nº 20/22 PP/RS. Refere no âmbito da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC. A pedido da Associação Brasileira de Parapsicologia com a sugestão ao Ministério da Saúde, por meio da indicação, a inclusão da parapsicologia na lista de recursos terapêuticos do Sistema Único de Saúde – SUS. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. Acessado em: 02 out. 2024.
FILME. A Casa dos Espíritos. Disponível em: . Acessado em: 02 out. 2024.
FILME. Superhumano: o invisível se torna visível. Disponível no Youtube: Oficial YIFY Movies site: e https://cienciadoiniciodavida.org/video/superhumano-o-invisivel-se-torna-visivel-filme-completo. Acessado em: 02 out. 2024.
FEBRAP – Federação Brasileira de Parapsicologia; IPCMJ – Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville. Disponível em: <[incompleto, favor verificar]>.
KARDEC, Allan, 1804-1869. O Livro dos Médiuns. Catanduva-SP: Boa Nova Editora, 2004.
MACHADO, Fátima R. A Causa dos Espíritos: um estudo da utilização da Parapsicologia para a defesa da fé católica e espírita no Brasil. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC/SP, 1996.
PIRES, Herculano J. Parapsicologia Hoje e Amanhã. São Paulo: EDICEL, 1963.
QUEVEDO, Oscar G. O que é Parapsicologia. São Paulo: Loyola, 1982.
SANTOS, Jorge A. Nos Alicerces do Inconsciente: pelos campos da parapsicologia. Rio de Janeiro: Sabedoria, 1980.
SAMPAIO, Jader. Vidência e Clarividência: uma revisão dos conceitos na literatura espírita, metapsíquica e parapsicológica. Reformador, Rio de Janeiro, v. 119, n. 2071, out. 2001, p. 18-21.
TURNER, Graeme. Cinema Como Prática Social. São Paulo: Summus Editorial, 1997.
YOUNG, Dine S. A Psicologia vai ao Cinema: o impacto psicológico da sétima arte em nossa vida e na sociedade moderna. São Paulo: Cultrix, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Dulcilene Alves de Melo, Sirlei Lauxen, Carla Alves de Tavares

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.