Formação de Leitores: construindo caminhos a partir da sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1256Mots-clés :
formação de leitores, gosto pela leitura, reconstrução do espaço da sala de aula.Résumé
O presente estudo apresenta relatos e reflexões sobre as ações da proposta de intervenção, requisito do Mestrado Profissional em Educação, que está sendo desenvolvida com a turma do 4° ano da EMEF Padre Pagliani no município de Jaguarão, RS. A proposta tem por objetivo geral promover ações que despertem nos alunos o gosto pela leitura, partindo da reconstrução do espaço da sala de aula, e justifica-se pela dificuldade em desenvolver atividades relacionadas à leitura, bem como pelo desinteresse dos alunos. Durante a organização da proposta, foi adquirido um acervo para a turma por meio de doações dos alunos e por aquisição da professora, com livros diferentes dos que a biblioteca da escola possui. A intervenção teve como primeira ação a organização do cantinho da leitura, seguida de contação de histórias. Serão organizadas rodas de leitura, piquenique literário e dramatizações. O acervo da sala é disponibilizado para que os alunos também possam levar os livros para casa, incentivando-os a envolver a família em suas leituras. A proposta acontece em dois encontros por semana. Nas primeiras ações da intervenção pedagógica que está em andamento, a maioria dos alunos já demonstra interesse e participa ativamente.
Métriques
Références
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Antônio Branco Vasco. Porto: Porto Editora, 1994.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.
____________. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel. Pelotas, n. 45, p. 57 - 67, jul. /ago. 2013.
DIAS, A.R.M.; CASTILHO, K.C.; SILVEIRA, V.S. Uso e Interpretação de Imagens e Filmagens em Pesquisa Qualitativa. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol.2, n.1, jan./abr. 2018, p.81-88 ISSN: 2527-158X
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LOIS, Lena. Teoria e Prática da Formação do Leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MARCONI, M. & LAKATOS, E. (2010). Metodologia científica. (5a ed.). São Paulo: Atlas.
SOSA, Jesualdo. A literatura infantil. Tradução de James Amado. São Paulo, Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo. 1978.
ZILBERMANN, Regina. A leitura na escola. In: ZILBERMANN, Regina. (Org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 8.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.