A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano

Autores

  • Carla Renati Andriguetto Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1162

Palavras-chave:

Educação Infantil. Linguagem Matemática. Cotidiano.

Resumo

Este artigo faz um recorte nas discussões apresentadas no Mestrado em Educação que aborda os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos, de uma escola pública do Município de Campo Novo/RS. Consideramos a seguinte questão norteadora: Em quais situações a Matemática é considerada em uma turma de educação infantil? Para tanto, realizamos uma observação participante em uma turma de vinte alunos, de quatro anos de idade durante uma semana. Com base em Ferro (2016), Barbosa (2009), Pacheco (2017) entre outros, foram realizadas análises a partir dos relatos das aulas observadas, destacando situações que envolviam a linguagem Matemática.  As análises apontam que a Matemática está presente em algumas situações do cotidiano escolar, principalmente nas conversas entre as crianças, nas brincadeiras livres, na exploração do canto do Mercado e nas situações encaminhadas pela professora.  Destacamos que a linguagem Matemática precisa ser considerada juntamente com as outras linguagens no cotidiano da turma de Educação Infantil, pois as crianças usam a Matemática diariamente e informalmente nas brincadeiras dentro da sala de aula, nas brincadeiras externas, na praça da escola e no lanche.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAIRRAL, Marcelo Almeida. CARVALHO, Mercedes (orgs). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira (consultora). Projeto de cooperação técnica MEC e Ufrgs para Construção de orientações curriculares para a educação Infantil -Práticas cotidianas na Educação Infantil- bases para a reflexão sobre as orientações curriculares –UFRGS, 2009.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998

FERRO, Lussuede Luciana de Sousa. A criança da Educação Infantil e a Linguagem Matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Sílvia Pereira Gonzaga de Moraes. Maringá, 2016.

PACHECO, Ana Luisa Viana. Matemática na creche? Uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em um centro municipal de Educação Infantil em Contagem. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Maria Inês Mafra Goulart. Belo Horizonte, 2017.

REAME, Eliane et al. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Andriguetto, C. R. (2019). A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1162

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar