A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1162Palabras clave:
Educação Infantil. Linguagem Matemática. Cotidiano.Resumen
Este artigo faz um recorte nas discussões apresentadas no Mestrado em Educação que aborda os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos, de uma escola pública do Município de Campo Novo/RS. Consideramos a seguinte questão norteadora: Em quais situações a Matemática é considerada em uma turma de educação infantil? Para tanto, realizamos uma observação participante em uma turma de vinte alunos, de quatro anos de idade durante uma semana. Com base em Ferro (2016), Barbosa (2009), Pacheco (2017) entre outros, foram realizadas análises a partir dos relatos das aulas observadas, destacando situações que envolviam a linguagem Matemática. As análises apontam que a Matemática está presente em algumas situações do cotidiano escolar, principalmente nas conversas entre as crianças, nas brincadeiras livres, na exploração do canto do Mercado e nas situações encaminhadas pela professora. Destacamos que a linguagem Matemática precisa ser considerada juntamente com as outras linguagens no cotidiano da turma de Educação Infantil, pois as crianças usam a Matemática diariamente e informalmente nas brincadeiras dentro da sala de aula, nas brincadeiras externas, na praça da escola e no lanche.
Referencias
BAIRRAL, Marcelo Almeida. CARVALHO, Mercedes (orgs). Matemática e Educação Infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira (consultora). Projeto de cooperação técnica MEC e Ufrgs para Construção de orientações curriculares para a educação Infantil -Práticas cotidianas na Educação Infantil- bases para a reflexão sobre as orientações curriculares –UFRGS, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.
BRASL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998
FERRO, Lussuede Luciana de Sousa. A criança da Educação Infantil e a Linguagem Matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. Orientadora: Sílvia Pereira Gonzaga de Moraes. Maringá, 2016.
PACHECO, Ana Luisa Viana. Matemática na creche? Uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em um centro municipal de Educação Infantil em Contagem. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Maria Inês Mafra Goulart. Belo Horizonte, 2017.
REAME, Eliane et al. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.