Formação PNAIC 2014 e os Saberes Docentes de Matemática de um Grupo de Professoras Alfabetizadoras
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1115Résumé
O presente artigo refere-se à pesquisa de Mestrado em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem por objetivo geral identificar os saberes de Matemática de professoras participantes da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de 2014 - cujo tema central foi a alfabetização Matemática - após essa formação. Os sujeitos da pesquisa compõem um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola pública da rede estadual, participantes do citado projeto de formação continuada. A fim de atender ao objetivo apresentado propôs-se uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, na qual aponta-se as características desse programa de formação continuada proposto para professoras do ciclo de alfabetização de todo país, especificamente no ano de 2014 e como essa formação ocorreu no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. Apresenta uma discussão sobre os saberes docentes de Matemática necessários para o trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a formação matemática desses sujeitos. Os dados estão sendo produzidos por meio de entrevistas e serão posteriormente analisados considerando como metodologia a Análise Textual Discursiva. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a reflexão sobre os impactos desse importante programa de formação continuada, nos saberes mobilizados pelas professoras ao ensinar matemática para as crianças.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.