Formação PNAIC 2014 e os Saberes Docentes de Matemática de um Grupo de Professoras Alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1115Resumo
O presente artigo refere-se à pesquisa de Mestrado em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem por objetivo geral identificar os saberes de Matemática de professoras participantes da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de 2014 - cujo tema central foi a alfabetização Matemática - após essa formação. Os sujeitos da pesquisa compõem um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola pública da rede estadual, participantes do citado projeto de formação continuada. A fim de atender ao objetivo apresentado propôs-se uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, na qual aponta-se as características desse programa de formação continuada proposto para professoras do ciclo de alfabetização de todo país, especificamente no ano de 2014 e como essa formação ocorreu no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. Apresenta uma discussão sobre os saberes docentes de Matemática necessários para o trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como a formação matemática desses sujeitos. Os dados estão sendo produzidos por meio de entrevistas e serão posteriormente analisados considerando como metodologia a Análise Textual Discursiva. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a reflexão sobre os impactos desse importante programa de formação continuada, nos saberes mobilizados pelas professoras ao ensinar matemática para as crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.