Conexões entre inteligência política e manutenção do poder em Nicolau Maquiavel
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i1.1Mots-clés :
Maquiavel, O Príncipe, manutenção do poderRésumé
O Príncipe, escrito em 1513 e publicado em 1531, quatro anos depois da morte de Nicolau Maquiavel (1469-1527), após mais de cinco séculos de sua redação continua sendo reproposto permanentemente por meio de várias traduções, nem sempre coerentes com o texto de 1513. De fato, como constatou Marques (2006, p.41), o Maquiavel de O Príncipe ainda continua sendo apresentado como “um professor do mal”. Ao contrário, porém, do que afirma o senso comum, o secretário florentino não foi maquiavélico.
Neste artigo, por meio do estudo direto de O Príncipe com o texto em italiano de 1513 (MACHIAVELLI, 1988), e com o auxílio da tradução de Maria Lucia Cumo (MAQUIAVEL, 1996), analisaremos as conexões em O Príncipe entre inteligência política e manutenção virtuosa do poder, sustentando que O Príncipe não é um livro amoral, nem imoral, mas de moral política da manutenção inteligente do poder segundo o que Maquiavel compreende por virtudes políticas.
Métriques
Références
CROCE, Benedetto. Etica e politica. Bari: Laterza, 1931.
D’ADDIO, Mario. Storie delle dottrine politiche. Gênova: ECIG, 1995.
MACHIAVELLI, Niccolò. Il Principe. La Spezia: Fratelli Melita Editori, 1988.
MAQUIAVEL. Nicolau. O Príncipe. Tradução de Maria Lucia Cumo. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MARQUES, L. Maquiavel e sua época. In: Revista história viva: Maquiavel – o gênio de Florença. São Paulo: Duetto. n, v.15, 2006
PIZZORNI, R. Storia delle dottrine politiche. Roma: 1989.
VILLARI, Pasquale. Lo spirito dei tempi. In: Niccolò Machiavelli – Opere. Milão: Gherardo Casini Editore, 1989, p.17-25.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.