Encontros com a Educação Ambiental e a Educação Profissional: um relato sobre a Espiritualidade como possibilidade nos processos formativos.

Autores

  • Andréia Martins do Couto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Campus Rio Grande.
  • Gisele Moura Kowalski Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Campus Rio Grande.
  • Lisiane Costa Claro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.976

Palavras-chave:

Espiritualidade, Educação Ambiental, Educação.

Resumo

O estudo é um “relato ensaiado”, aborda o processo de reconhecimento da Educação Ambiental (EA) como possibilidade à Educação Profissional, que emerge com a experiência no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRS. Aborda-se a possibilidade de trazer a pauta da Espiritualidade, situada no campo de saberes identificados pela EA, como contributo à formação dos sujeitos que se vinculam, de algum modo, à Educação Profissional. Objetiva-se portanto, discutir o processo de aproximação, no contexto da Formação Pedagógica com a área da Educação Ambiental, enfatizando a Espiritualidade como uma pauta viável por meio da EA e necessária à constituição de uma formação que viabilize outras aprendizagens na Educação Profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Martins do Couto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Campus Rio Grande.

Doutoranda e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Rio Grande (PPGENF/FURG). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada no curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Licencianda no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional.


Gisele Moura Kowalski Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Campus Rio Grande.

Licencianda no Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional. Bacharel em Serviço Social. Especialização em Atenção Psicosocial no Âmbito do Sistema Único de Saúde (UFPEL). Especialização em Gestão Pública e Sociedade (UFT).

Lisiane Costa Claro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande.

Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul  - Campus Rio Grande.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

do Couto, A. M., Ferreira, G. M. K., & Claro, L. C. (2018). Encontros com a Educação Ambiental e a Educação Profissional: um relato sobre a Espiritualidade como possibilidade nos processos formativos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.976

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)