Permanência do folclore em sociedades pós-modernas: Como o programa Castelo Rá-Tim-Bum influenciou na fixação da lenda da Caipora no imaginário dos jovens

Autores

  • Bibiana de Moraes Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Heloisa Helena Duval de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1332

Palavras-chave:

caipora, castelo rá-tim-bum, folclore, pós-modernidade, televisão

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa que tem como objetivo compreender como a lenda folclórica da Caipora está presente no imaginário dos jovens e mais especificamente como o programa infantil de televisão Castelo Rá-Tim-Bum influenciou para esta presença. O trabalho tem a noção do ser humano como animal simbólico (CASSIRER, 1994) e a importância do folclore para a comunidade, como pontos norteadores e justificantes para a sua realização, desta forma, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, através de formulário online, e os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Ao longo do trabalho procuramos observar de que forma os programas de televisão podem influenciar na fixação de lendas folclóricas típicas de determinada cultura e como este fenômeno é caracterizado nas relações, tendo como principal objeto de estudo as respostas dadas pelos jovens que preencheram o formulário. A pesquisa analisa também como a permanência e o cultivo do folclore acontece nas sociedades pós-modernas e tecnológicas, observando modificações e comportamentos típicos das mesmas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CASCUDO, L. D. C. Dicionário Do Folclore Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012.

CASSIRER; ERNST. Uma Introdução a uma Filosofia da Cultura Humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

COSTA, A. C. F. O espírito errante: Enraizamento dinâmico e fala plural. Estação Literária, Londrina, v. 10A, p. 52-65, Dezembro 2012.

FRANCHINI, A. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. 2º. ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.

GOMES, E. S. L. E. A. As lendas nos livros didáticos: uma análise mítica. In: FERREIRA-SANTOS, M.; GOMES, E. S. L. (. ). Educação e religiosidade: imaginários da diferença. João Pessoa: Editora UFPB, 2010. p. 119-140.

MAFFESOLI, M. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MAFFESOLI, M. O Tempo Retorna. 1º. ed. Rio de Janeiro: Forense Univesitária, 2012.

PITTA, D. P. R. Iniciação á teoria do imaginário de Gilbert Durand. Recife: UFPE, 1995.

SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. 3º. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

de Moraes Dias, B., & Duval de Azevedo, H. H. (2019). Permanência do folclore em sociedades pós-modernas: Como o programa Castelo Rá-Tim-Bum influenciou na fixação da lenda da Caipora no imaginário dos jovens. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1332

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar