Juventude Considerada Em Situação De Deficiência Na Escola: Presente!
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1266Palabras clave:
Juventude considerada em situação de deficiência, EscolaResumen
O artigo que se apresenta faz parte de uma discussão maior no grupo de pesquisa do qual se participa e retoma brevemente a forma como política atual de Educação Especial, neste momento, ameaçada por uma reforma obscura, proporcionou a entrada de crianças e jovens em situação de deficiência na escola regular. Lembra-se que isto causou mal-estar. Todavia, o acesso foi garantido. Interessa-nos saber quais os efeitos desse processo para os jovens considerados em situação de deficiência em processo de escolarização. Esta é uma fase inicial da pesquisa, onde colocamo-nos a serviço, buscando promover o diálogo com os sujeitos através de entrevistas, cartas, encontros para que se possa viabilizar a experiência. Contamos principalmente com a contribuição de Charlot (2010), Plaisance (2015) e Saviani (2014) para compor este diálogo.
Métricas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Anísio Teixeira. Censo Escolar 2017. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL, Ministério da Educação. Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.
CHARLOT, Bernard. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 147-161, 2010.
DUNKER, Christian I. L. Mal-estar, Sofrimento e Sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.
MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. Indicadores Educacionais Sobre a Educação Especial no Brasil. In: Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, maio-ago. 2014
OHL, Nathalie Guerrero, et al. Escolarização e preconceito: lembranças de jovens com e sem deficiência. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Vol. 13, n. 2, p. 243-250, jul./dez, 2009.
RAHME, Mônica Maria F. Laço Social e Educação: Um estudo sobre os efeitos do encontro com o outro no contexto escolar. Belo Horizonte: Fino Trato, 2014.
SAFATLE, Vladimir. A Esquerda Que Não Teme Dizer Seu Nome. São Paulo: Três Estrelas, 2013
SAVIANI, Dermeval. O Lunar de Sepé: Paixão, dilemas e perspectivas de educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
VASQUES, Carla K, MOSCHEN, Simone, FRÖHLICH, Cláudia Bechara. Diálogos Entre Psicanálise e Educação Especial: Uma experiência em formação. Florianópolis: X ANPED SUL, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.