O movimento indígena e a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1200Palabras clave:
ensino escolar indígena, políticas públicas, história e cultura indígena.Resumen
Neste artigo abordamos as políticas públicas que orientam o ensino da história e da cultura indígena na escola pública. Busca-se compreender a influência que o Movimento Indígena exerce para que a sua história e a sua cultura possam se tornar protagonistas na escola. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico exploratório sobre o tema, tendo como referência as políticas que normatizam o ensino da história e cultura indígena, tais como: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei 11.645/08 e programas do governo que investem nas bibliotecas escolares e acervos literários, que buscam proporcionar ao professor acesso a livros que tratam do ensino da história e da cultura afrobrasileira e indígena. A partir desse estudo, pode-se perceber que o Movimento Indígena tem crescido e influenciado na criação de normativas que tornam a temática indígena, de certa forma, presente nos currículos escolares e, aos poucos, na realidade das escolas brasileiras.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.