CARTOGRAFANDO TEATRO E ENSINO NUM ENCONTRO COM A FILOSOFIA DA DIFERENÇA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1153Palabras clave:
Cartografia, Corpos, Filosofia da Diferença, Subjetividades, Teatro.Resumen
Este texto parte da análise realizada numa pesquisa cartográfica em andamento para composição de uma Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino. Apoiada na Filosofia da Diferença, essa pesquisa leva-nos a pensar o teatro enquanto território de experimentações dos corpos e de produção de subjetividades articulada à criação de perceptos e afectos, razão e emoção como dimensões coexistentes que potencializam a dramatização teatral. O lugar empírico são as oficinas de teatro do Grupo “Os Carlitos”, acontecidas em 2018, na cidade de Bagé (RS), cujas experimentações dramáticas foram capturadas pela pesquisadora por meio de fotografias e servem como dispositivos de análise das produções dos corpos e subjetivações. Conclui-se que as experimentações dos atores e atrizes nas oficinas teatrais subvertem a ordem moderna que concebe o teatro como imitação de um mundo real posto, pois se percebe que os movimentos dos corpos intensificam a criação, inventam outras existências, devires.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.