Realidades e Possibilidades da Docência Orientada em Educação Física no Ensino de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1364Palabras clave:
Docência, Educação Básica, Educação Física, EJA, Formação Inicial.Resumen
A disciplina de Docência Orientada em Educação Física no curso de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM), proporciona ao acadêmico a inserção na rede escolar e exercício da docência diante dos diferentes contextos educacionais atualmente. No caso específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à docência orientada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM, busca aproximar o acadêmico da realidade que encontramos na atual conjuntura educacional através do exercício da docência. Nesse sentido, o objetivo desse descrito busca analisar como a Educação Física na EJA contribui para o processo de formação dos acadêmicos. Para isso, analisou-se algumas práticas vivenciadas durante a Disciplina de Docência Orientada em Educação Física na EJA. Através das inserções nas escolas, foram encontradas as seguintes dificuldades: problemas sociais, obstáculos na contemplação, organização de conteúdos devido às diferentes faixas etárias, evasão, entre outros. Essas situações possibilitaram a aproximação à realidade escolar, estimularam a busca de metodologias adequadas para amenizar tais dificuldades enquanto futuros professores. Dessa maneira, constatou-se que a Docência Orientada apresenta um momento essencial na formação inicial, contribuindo para a apropriação de conhecimentos acerca da docência em Educação Física com jovens e adultos, instigando a busca pela qualificação visando à prática docente bem como o enfrentamento das dificuldades evidenciadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.