Notas sobre ética na sociedade tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1195Palabras clave:
Ética, Sociedade, Moral, Tecnologia, Filosofia.Resumen
O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre os temas da ética e da sociedade tecnológica. Vivemos num mundo onde os avanços da tecnologia misturam-se cada vez mais com os efeitos danosos do seu desenvolvimento. Para elaborar a situação que vivemos hoje é imprescindível compreender o desenvolvimento histórico e cultural que nos trouxe até aqui. Ainda que as características da sociedade tecnológica sejam únicas e um tanto quanto recentes, elas começaram a ser esboçadas há mais tempo. A discussão sobre os temas da ética e da moral foi impactada por inúmeros acontecimentos inéditos. As duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram a ameaça de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios. Em tempos mais recentes, na década de 1960, grandes questões estimularam as discussões sobre a relação dos direitos civis com minorias excluídas da sociedade. Soma-se a esse novo estado de coisas o risco da manipulação genética, decorrente dos avanços no campo da biologia. Outros dilemas, como a degradação do ambiente, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho estimularam as reflexões sobre a relação entre ética e tecnologia. O fio condutor desse escrito é desenvolvido a partir da tensão entre sociedade e tecnológica, que foi capaz de causar grandes problemas para a humanidade, por isso, exige, diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos, uma responsabilidade que não mais se restringe ao âmbito das relações subjetivas.
Referencias
BRODY, David Eliot, BRODY, Arnold R. As sete maiores descobertas científicas da história. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
CORTINA, Adela. O fazer ético – Guia para a educação moral. Tradução de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2003.
FURROW, Dwight. Ética: conceitos-chave em Filosofia. Porto Alegre: Artemed, 2007.
LEFORT, Claude. Le travail de l'œuvre: Machiavel, Paris, Gallimard, 1986.
PUIG, Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.