Notas sobre ética na sociedade tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1195Keywords:
Ética, Sociedade, Moral, Tecnologia, Filosofia.Abstract
O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre os temas da ética e da sociedade tecnológica. Vivemos num mundo onde os avanços da tecnologia misturam-se cada vez mais com os efeitos danosos do seu desenvolvimento. Para elaborar a situação que vivemos hoje é imprescindível compreender o desenvolvimento histórico e cultural que nos trouxe até aqui. Ainda que as características da sociedade tecnológica sejam únicas e um tanto quanto recentes, elas começaram a ser esboçadas há mais tempo. A discussão sobre os temas da ética e da moral foi impactada por inúmeros acontecimentos inéditos. As duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram a ameaça de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios. Em tempos mais recentes, na década de 1960, grandes questões estimularam as discussões sobre a relação dos direitos civis com minorias excluídas da sociedade. Soma-se a esse novo estado de coisas o risco da manipulação genética, decorrente dos avanços no campo da biologia. Outros dilemas, como a degradação do ambiente, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho estimularam as reflexões sobre a relação entre ética e tecnologia. O fio condutor desse escrito é desenvolvido a partir da tensão entre sociedade e tecnológica, que foi capaz de causar grandes problemas para a humanidade, por isso, exige, diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos, uma responsabilidade que não mais se restringe ao âmbito das relações subjetivas.
References
BRODY, David Eliot, BRODY, Arnold R. As sete maiores descobertas científicas da história. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
CORTINA, Adela. O fazer ético – Guia para a educação moral. Tradução de Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2003.
FURROW, Dwight. Ética: conceitos-chave em Filosofia. Porto Alegre: Artemed, 2007.
LEFORT, Claude. Le travail de l'œuvre: Machiavel, Paris, Gallimard, 1986.
PUIG, Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.