Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção

Autores

  • Eleonora das Neves Simões Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1284

Palavras-chave:

metodologia de pesquisa, participação das crianças, pesquisa com crianças

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar os movimentos e decisões com relação aos aspectos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado, nas interfaces com o referencial teórico. A investigação foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região metropolitana de Porto Alegre com crianças de quatro e cinco anos e tinha como objetivo analisar os processos de participação das crianças na produção e transformação dos espaços da escola. A partir daí, a temática a ser desenvolvida neste texto trata da relação indissociável entre a base teórica e os métodos de pesquisa, dando destaque para três questões: a escuta das necessidades das crianças no processo de pesquisa; a participação das crianças como um direito e como parte de uma posição política de considerá-las como atores sociais; e também, sobre a proteção, ou seja, sobre os direitos à imagem, a identificação e o esforço necessário em dimensionar o cuidado e a ética na pesquisa com crianças na relação com o direito a participação. Na parte final, destaca-se a possibilidade de uma pesquisa produzida no encontro com as crianças, não tomada como definida a priori e afastando-se da ideia de verificação de hipóteses, apontando assim como as decisões com relação aos métodos de aproximação e de produção de dados, são produzidos a partir de um modo de perceber as crianças. Neste caso, como potentes na sua relação com o mundo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eleonora das Neves Simões, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela UFPEL. Mestre em Educação pela UFRGS. Licenciada em Pedagogia pela FURG. Porfessora de Educação Infantil do município de Rio Grande.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Revista Práxis educativa, vol. 9, n. 1, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, 2016.

KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, 2002.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

SIMÕES, Eleonora. De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola: interações, brincadeiras e invenções. Dissertação de Mestrado. PPGEDU/UFRGS: Porto Alegre, 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Simões, E. das N. (2019). Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1284

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar