Uma Experiência de Pesquisa com as Crianças: Escuta, Participação e Proteção
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1284Mots-clés :
metodologia de pesquisa, participação das crianças, pesquisa com criançasRésumé
A proposta deste trabalho é analisar os movimentos e decisões com relação aos aspectos metodológicos de uma pesquisa de Mestrado, nas interfaces com o referencial teórico. A investigação foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na região metropolitana de Porto Alegre com crianças de quatro e cinco anos e tinha como objetivo analisar os processos de participação das crianças na produção e transformação dos espaços da escola. A partir daí, a temática a ser desenvolvida neste texto trata da relação indissociável entre a base teórica e os métodos de pesquisa, dando destaque para três questões: a escuta das necessidades das crianças no processo de pesquisa; a participação das crianças como um direito e como parte de uma posição política de considerá-las como atores sociais; e também, sobre a proteção, ou seja, sobre os direitos à imagem, a identificação e o esforço necessário em dimensionar o cuidado e a ética na pesquisa com crianças na relação com o direito a participação. Na parte final, destaca-se a possibilidade de uma pesquisa produzida no encontro com as crianças, não tomada como definida a priori e afastando-se da ideia de verificação de hipóteses, apontando assim como as decisões com relação aos métodos de aproximação e de produção de dados, são produzidos a partir de um modo de perceber as crianças. Neste caso, como potentes na sua relação com o mundo.
Références
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras problematizações. Revista Práxis educativa, vol. 9, n. 1, 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, 2016.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 41-59, 2002.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
SIMÕES, Eleonora. De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola: interações, brincadeiras e invenções. Dissertação de Mestrado. PPGEDU/UFRGS: Porto Alegre, 2015.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.