Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de História da Universidade Federal do Pampa

Autores

  • Maria, Jonatas eduarda franco gallo, Caratti Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1270

Palavras-chave:

Sala de aula, Formação de professores, História local

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade mostrar alguns aspectos preliminares do projeto de pesquisa em desenvolvimento no Campus de Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar um pouco do que se foi trabalho nesses últimos seis meses de projeto. Dentro dessetemos os objetivos específicos do nosso sub-projeto multidisciplinar e um deles seria a superação, por meio da investigação do conhecimento histórico, de problemas presentes na sociedade jaguarense como, ódio de classe, raça e gênero, clientelismo, coronelismo, racismo cotidiano e institucionalizado.A ideia inicial do projeto era conhecer e se inserir dentro do âmbito escolar e também dentro da comunidade em que a escola a ser trabalhada esta inserida. Para que isso pudesse ocorrer os bolsista foram até a escola para conhecer o local que futuramente seria trabalhado, conheceram também o centro comunitário, fizeram uma roda de conversa com os pais dos alunos, participaram de atividades do bairro, como as festas infantis realizadas pelo centro comunitário Esse diálogo aberto com a comunidade foi a metodologia usada durante esse início do projeto.Outra atividade que foi desenvolvida foi a integração de futuros professores com os futuros alunos através de oficinas extracurriculares que iam do campo artístico até a brincadeiras de rua. No fim desses seis meses de trabalho o projeto de instalou dentro da escola e do bairro, conseguiu se aproximar do alunos e desenvolver leituras pedagógicas e de história local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre; 1994. Pág. 13-30.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro; 1987. Pág. 7-21; 65-87.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artes Médicas: Porto Alegre, 2000.

STENHOUSE, Lanrence. And introduction do curriculum research and development, Londres & New York, 1975.

TEIXEIRA, Fladiane. O Vencato a partir da memória de seus moradores: do loteamento a construção do bairro. Universidade Federal do Pampa; 2015.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

franco gallo, Caratti, M. J. eduarda. (2019). Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de História da Universidade Federal do Pampa. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1270

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar