Sobre a Revista

RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade | e-ISSN: 2525-7870. Criada em 2015 sob a denominação de Conexões Culturais - Revista de Linguagens, Artes e Estudos em Cultura| e-ISSN: 2447-018X, é um periódico semestral multidisciplinar que abrange as áreas de Linguística, Letras, Artes, Humanidades e Ciências Sociais. É o principal instrumento de divulgação científica do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, entre seus objetivos, destaca-se, o de explorar e desvendar as fronteiras territoriais e disciplinares na produção de conhecimentos que demonstrem a diversidade de costumes, ideias e modos de vida dos cidadãos dos países integrantes da América Latina. As edições terão como conceito propostas que debatam criticamente reflexões e estudos em cultura e sociedade.

Anúncios

Convocatória - Seleção de dossiês temáticos para o ano de 2025

2024-04-06

A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de chamada pública e seleção para a escolha de dossiês temáticos que poderão compor as edições da revista RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (e-ISSN: 2525-7870) - https://www.claec.org/relacult, nos termos que seguem.

Serão selecionados 2 (dois) dossiês temáticos, cujas publicações estão previstas para acontecer nos meses de julho e dezembro de 2025.

Público-alvo
Doutores. Aceita-se a participação de doutorandos como co-proponentes.

 

Cronograma

Prazo para submissão: 06/04/2024 a 31/08/2024

Processo de avaliação: 01/09/2024 a 30/09/2024

Divulgação dos dossiês selecionados: 01/10/2024

 

Clique e acesse a convocatória completa: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/announcement/view/22

Saiba mais sobre Convocatória - Seleção de dossiês temáticos para o ano de 2025

Edição Atual

v. 10 n. 1 (2024)

Neste número publicam-se os trabalhos à medida que são finalizados. Os DOI serão validados na finalização da edição completa do número.

É composto por artigos submetidos em fluxo contínuo e pelos dossiês:

- Práticas socioculturais na perspectiva da construção da emancipação e do desenvolvimento social e humano a partir do combate às diferentes formas de discriminação e preconceito

- Políticas Patrimoniais e Cidades

Publicado: 2024-02-05
Ver Todas as Edições

SISTEMA DE SUBMISSÃO: FLUXO CONTÍNUO.
Os textos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número e disponibilizados em fluxo contínuo. Os identificadores DOI (Digital Object Identifier) serão validados no momento do fechamento do volume completo.

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - FLUXO CONTÍNUO

A Equipe Editorial da Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura  convida, professores, pesquisadores e interessados à participarem da seleção pública através de artigos e resenhas para compor as próximas edições da RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. As áreas de abrangência temática da revista são Linguística, Letras, Artes, Humanidades e Ciências Sociais. As submissões são realizadas na forma de fluxo contínuo, devendo o autor atentar-se quanto ao prazo máximo estabelecido para cada edição.

Aceitam-se contribuições em português, espanhol, francês e inglês que serão submetidas à apreciação da Comissão e do Conselho Editorial, sendo garantida a avaliação cega por pares. O simples envio dos trabalhos não garante sua publicação. As normas para publicação estão em:

http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/about/submissions#onlineSubmissions

 

PRAZOS PARA ENVIO DAS PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO

 

Vol. 10, nº01 - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

Dossiê:

- Políticas Patrimoniais e Cidades

Recebimento: ATÉ 31 DE MAIO DE 2024

Publicação: JULHO de 2024

 

Coordenadores do dossiê:

Alexandre dos Santos Villas Bôas - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Alan Dutra de Melo - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Eduardo Roberto Jordão Knack - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

 

Ementa:

O dossiê "Políticas Patrimoniais e Cidades" oferece uma análise profunda das políticas de preservação do patrimônio cultural urbano, enfocando sua evolução desde 1937 no Brasil. Examina a mudança de foco da preservação de prédios individuais para áreas urbanas mais amplas, destacando programas importantes como o Programa de Cidades Históricas e o PAC Cidades Históricas. O dossiê também investiga como essas políticas impactaram o desenvolvimento urbano e o turismo, bem como a crescente demanda por maior participação da sociedade civil nas decisões sobre patrimônio. Essencialmente, ele busca entender as complexas interações entre políticas estatais e interesses sociais no contexto do patrimônio cultural nas cidades.

Leia a ementa completa aqui!

 

Vol. 10, nº02 - SEGUNDO SEMESTRE DE 2024

Dossiê:

- Diálogos Amefricanos: Aquilombamento Epistêmico

Recebimento: ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2024

Publicação: DEZEMBRO de 2024

 

Coordenador/as do dossiê:

Dra. Angela Maria de Souza - Antropologia - UNILA
Dr. Waldemir Rosa - Antropologia - UNILA
Dra. Júlia Batista Alves - Letras e Linguística - UNILA

 

Ementa:

O Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA) da UNILA completa 10 anos num percurso de aquilombamento por meio da ampliação dos diálogos entre populações negras e indígenas e do fortalecimento do Movimento Negro Educador, visando promover discussões e ações que salientam a importância tanto das questões étnico-raciais quanto das de gênero e sexualidades com a implementação de Políticas Públicas voltadas para as Ações Afirmativas. O NEALA reúne pesquisadores/as que atuam principalmente a partir de uma perspectiva interdisciplinar sobre as questões étnico-raciais no diálogo entre Antropologia, Letras, Línguas, Literatura, Linguística, Relações Internacionais, História, Educação e Mediação Cultural.
O objetivo é estabelecer um debate epistemológico a partir das três principais linhas de pesquisa:
1 - América Latina e Caribe: Diáspora e Interseccionalidade;
2 - Mulheres Negras entre Fronteiras;
3 - Educação para as Relações Étnico-Raciais.
A proposta da publicação é reunirmos artigos que reflitam sobre as diversas questões étnico-raciais, diaspóricas, interseccionais, em territórios amefricanos partindo de perspectivas teóricas que possibilitem um olhar mais apurado sobre as epistemologias que perpassam essas experiencias de pesquisa, ensino e extensão.

 

Maiores informações pelo e-mail:

relacult@claec.org