Percursos teórico-metodológicos de pesquisadoras iniciantes: análises de escritas de professoras em contexto de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1278Keywords:
escritas de professoras, formação de professores, iniciação à pesquisa, percursos metodológicosAbstract
Este trabalho descreve, analisa e reflete sobre a transformação dos focos de análise de escritas de professoras orientadoras de estudo. Para isso, aborda-se as análises embasadas em perspectivas teóricas e metodológicas, apresentando resultados e discussões realizadas. Mostra-se como os focos de análise foram se transformando em função da ampliação de referenciais teóricos e estudos realizados ao longo de anos de pesquisa, o que permitia que se olhasse para os dados a partir de diferentes perspectivas. O processo metodológico começou inspirado em uma análise de conteúdo e progrediu para uma análise de cunho mais interpretativo, processo que promoveu um avanço nos resultados e sentidos atribuídos às escritas analisadas. Elenca-se esse processo de transformação das análises como fundamental para formação das autoras como pesquisadoras iniciantes, permitindo-as pensar diferente do que se raciocinava e ampliar o olhar a partir da interação e leitura do/com o mundo, consigo e com o
outro. As leituras e os encontros orientadores foram elementos que constituíram e reverberaram na experiência enquanto pesquisadoras iniciantes. A disposição para (trans)formar-se também foi elencada como essencial para que os focos de análise e problematizações fossem se modificando no decorrer da pesquisa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.