Percursos teórico-metodológicos de pesquisadoras iniciantes: análises de escritas de professoras em contexto de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1278Palavras-chave:
escritas de professoras, formação de professores, iniciação à pesquisa, percursos metodológicosResumo
Este trabalho descreve, analisa e reflete sobre a transformação dos focos de análise de escritas de professoras orientadoras de estudo. Para isso, aborda-se as análises embasadas em perspectivas teóricas e metodológicas, apresentando resultados e discussões realizadas. Mostra-se como os focos de análise foram se transformando em função da ampliação de referenciais teóricos e estudos realizados ao longo de anos de pesquisa, o que permitia que se olhasse para os dados a partir de diferentes perspectivas. O processo metodológico começou inspirado em uma análise de conteúdo e progrediu para uma análise de cunho mais interpretativo, processo que promoveu um avanço nos resultados e sentidos atribuídos às escritas analisadas. Elenca-se esse processo de transformação das análises como fundamental para formação das autoras como pesquisadoras iniciantes, permitindo-as pensar diferente do que se raciocinava e ampliar o olhar a partir da interação e leitura do/com o mundo, consigo e com o
outro. As leituras e os encontros orientadores foram elementos que constituíram e reverberaram na experiência enquanto pesquisadoras iniciantes. A disposição para (trans)formar-se também foi elencada como essencial para que os focos de análise e problematizações fossem se modificando no decorrer da pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.