O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.962Palavras-chave:
Educação Ambiental, Discurso pedagógico ambiental, Minecraft.Resumo
A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.