O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais

Autores

  • Elisângela Barbosa Madruga Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.962

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Discurso pedagógico ambiental, Minecraft.

Resumo

A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisângela Barbosa Madruga, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Pedagoga e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Professora Associada do Instituto de Educação, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Madruga, E. B., & Henning, P. C. (2018). O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.962

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)