A importância da prática na formação inicial:
um relato de experiência discente sobre atividades com gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.23899/p3b52x69Palavras-chave:
Formação docente, Prática Pedagógica, Licenciaturas, Gêneros Textuais, LinguagemResumo
Este texto é uma versão de um trabalho apresentado no X Encontro Humanístico Multidisciplinar e IX Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, em que traz questões sobre a prática pedagógica a partir de um relato de experiência discente acerca das atividades com gêneros textuais desenvolvidas no Componente Práticas de Linguagem, ofertado no primeiro semestre de 2024, no Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão. O objetivo é justamente pensar sobre a prática e o papel do professor crítico e reflexivo, principalmente em cursos de licenciatura para qualificar tanto as atividades curriculares quanto os sujeitos envolvidos nesse processo no âmbito da educação.
Referências
ALVES, Andréia V. V; NOGUEIRA, Rosemeire M. de S; BELUQUE, Caroline T. Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura? Educar em Revista, v. 39, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.87160.
BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucoes-cp-2019. Acesso em: 15 de out. 2023.
CENTENO, Yasmim; SILVA, Naiara. A prática na formação inicial: um relato de experiência a partir das aulas de Práticas de Linguagem no Curso de Letras. Anais do X Encontro Humanístico Multidisciplinar – EHM e IX Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares. 2024. Disponível em: X
DINIZ LIRA, André A; VILLAS BÔAS, Lúcia. Conceitos de “prática” no campo educacional: história conceitual e teoria das representações sociais em foco. Rev. Diálogo Educ., v. 20, n. 66, p. 989-1014, jul./set. 2020. Disponível em: http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS03 ISSN 1981-416. Acesso em: 16 de out. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003. 168 p.
MARCUSCHI, L. A. Processos de produção textual. In: MARCUSCHI, L. A. (Org.). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 50-141.
NÓVOA, António. FIRMAR A POSIÇÃO COMO PROFESSOR, AFIRMAR A PROFISSÃO DOCENTE. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p. 1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053144843. Acesso em: 24 de agosto de 2023.
NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/. Acesso em: 11 de jul. 2023.
ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007. Disponível em: Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional (fcc.org.br). Acesso em: 11 jul. 2023.
SOUZA, Maria Antônia. Prática pedagógica: conceito, características e inquietações. In: IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA. Jan. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria-Antonia-De-Souza-2/publication/242390174_PRATICA_PEDAGOGICA_CONCEITO_CARACTERISTICAS_E_INQUIETACOES/links/5de3ded3299bf10bc33749a1/PRATICA-PEDAGOGICA-CONCEITO-CARACTERISTICAS-E-INQUIETACOES.pdf. Acesso em: 12 de agosto de 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PPC Jaguarão - Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura. Unipampa - Campus Jaguarão, 184p., 2023. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/4914. Acesso em: 20 de jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yasmim Fagundes Centeno, Naiara Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.